Universidade facilita certificação de granjas com solução digital

A solução online proporciona vantagens como aumento na confiabilidade, agilidade, transparência e rastreabilidade dos processos de certificação das granjas.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com o Ministério da Agricultura e a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, está promovendo um avanço significativo no processo de certificação de granjas de reprodutores suínos por meio da implementação de uma solução digital.

A utilização da assinatura gov.br está permitindo que empresas e produtores do setor de suinocultura se submetam à legislação específica de maneira mais eficiente e transparente, com processos totalmente online.

Vantagens da solução digital

bebes suino suinocultura - porquinho
Foto: Granja Morgenstern

A adoção da assinatura gov.br traz uma série de benefícios para as empresas e produtores que precisam passar pelo processo de certificação de granjas suínas.

Dessa forma, essa solução, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), aumenta a confiabilidade, agilidade, transparência e rastreabilidade dos processos de certificação. Além disso, permite que os produtores e empresários verifiquem todas as etapas dos processos de forma acessível e online.

Projeto de pesquisa 

O projeto de implementação da solução digital está vinculado a uma pesquisa desenvolvida pela UFSM, intitulada “Aplicação de técnicas de machine learning para predição de prevalência de doenças no processo de granjas de reprodutores de suínos certificados e ficha epidemiológica mensal de suínos”.

Financiado pelo Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), o projeto busca prever doenças nas Granjas Reprodutoras de Suinos Certificados (GRSCs) por meio de algoritmos de aprendizado de máquina.

O projeto teve início em 2022 e, após a implementação da assinatura gov.br em 2023, a próxima etapa envolve treinamentos presenciais e remotos com os produtores sobre as ferramentas desenvolvidas.

Esses treinamentos são essenciais para a coleta de dados informados pelos produtores, que serão utilizados para desenvolver algoritmos de predição de doenças nas granjas suínas. A pesquisa é realizada no Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (Lumac) da UFSM.

Impacto nas granjas

A implementação da assinatura gov.br na certificação de granjas suínas demonstra o compromisso da UFSM em promover inovação e melhorias no setor agropecuário.

Além disso, a pesquisa relacionada à predição de doenças nas GRSCs tem o potencial de melhorar a saúde dos rebanhos suínos e otimizar os processos sanitários, contribuindo para a saúde econômica do setor e para a segurança alimentar.

Assim, a solução digital também fortalece a relação entre academia, setor público e empresas, promovendo uma colaboração eficaz em prol da inovação e do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Ligados e Integrados

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Você sabe por que os humanos começaram a beber leite de vaca?

O que levou os humanos a beber leite de vaca há 9.000 anos? Um hábito raro na natureza que desafia a lógica há séculos. Sorvete, manteiga, iogurte, queijo ou um simples copo de leite fazem parte da dieta de muitas pessoas ao redor do mundo. Apesar disso, cerca de 68% da população global é intolerante…

Continue Reading Você sabe por que os humanos começaram a beber leite de vaca?

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM