A Casul é hoje a terceira maior empresa na produção de amendoim e na exportação de óleo de amendoim para 14 países.
As obras de terraplanagem da primeira indústria de beneficiamento de amendoim de Mato Grosso do Sul tiveram início. O anúncio oficial da fábrica aconteceu em julho, após intermediação do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Na ocasião, a diretoria da Casul anunciou oficialmente o investimento de R$ 117,52 milhões para a instalação de uma unidade industrial de secagem e beneficiamento de amendoim no município de Bataguassu.
A indústria teve a construção antecipada e será erguida em uma área de 60 mil metros quadrados doada pela prefeitura. A previsão é que entre em operação até 2028, com geração de ao menos 200 empregos no município. O titular da Semadesc, Jaime Verruck salienta que atualmente a Casul tem dois postos de revenda no Estado, uma em Bataguassu e outra em Paranaíba. “Agora a cooperativa está construindo a indústria de processamento de amendoim e também de soja. A ideia é que até janeiro 2024 eles já tenham uma parte de recepção de soja, que eles vão fazer, que é um insumo que eles precisam. A partir daí, começa a construção da fábrica de beneficiamento e, consequentemente, já fazer o recebimento de amendoim”, ressaltou Verruck.
Atualmente o Estado hoje tem em torno de 10 mil hectares de amendoim plantados. “A Semadesc está fechando parceria com a Casul para estimular os produtores, fazer pesquisa das variedades mais adequadas, para que a gente consiga fazer essa diversificação da base produtiva de Mato Grosso do Sul”, acrescentou o secretário.
A Casul é hoje a terceira maior empresa na produção de amendoim e na exportação de óleo de amendoim para 14 países. “Eles informaram que devem faturar esse ano, cerca de R$ 1 bilhão no complexo como um todo. Então é uma cooperativa sólida, importante, trazendo diversificação e trazendo a industrialização para o Estado de Mato Grosso do Sul com geração de emprego, sendo mais um resultado do Procoop, que é o nosso Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo de Mato Grosso do Sul”, finalizou o secretário Jaime Verruck.
De acordo com dados do IBGE, a produção de amendoim em Mato Grosso do Sul está atualmente presente nos municípios de Cassilândia, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Santa Rita do Pardo, Taquarussu e Terenos.
Fonte: O Correio News
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Secretário de Agricultura de SP: irrigação é prioridade para 2025
Secretário de Agricultura de São Paulo fala sobre oportunidades e desafios para o setor após as queimadas no Estado.
Continue Reading Secretário de Agricultura de SP: irrigação é prioridade para 2025
Falta de silos de armazenamento põe em risco a superprodução brasileira de grãos
Especialistas alertam para o risco de um colapso logístico no período pós-colheita, especialmente se as condições climáticas favorecerem a produtividade em todo o país.
Continue Reading Falta de silos de armazenamento põe em risco a superprodução brasileira de grãos
Relatório da PF: Bolsonaro “planejou, atuou e teve domínio” de atos do grupo golpista
Segundo o relatório da Polícia Federal, encaminhado por Alexandre de Moraes à PGR, a investigação aponta que Jair Bolsonaro (PL) era informado sobre o andamento da suposta trama golpista.
Conheça o bilionário que fez fortuna criando peixes; Vídeo
O que começou como um pequeno viveiro de peixes para ajudar a pagar a faculdade de biologia marinha, há pouco mais de uma década, evoluiu para a criação da eFishery, uma startup avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. Conheça o bilionário que fez fortuna criando peixes.
Continue Reading Conheça o bilionário que fez fortuna criando peixes; Vídeo
Agricultor é destaque nacional com a colheita de 234,8 sacos de milho por hectare
O produtor mineiro Helio Yamamoto, de Paracatu/MG, foi destaque no 7º Fórum Getap ao colher 234,8 sc/ha de milho irrigado, inscrito pela Bayer no Concurso de Produtividade no Milho Inverno 2024.
Continue Reading Agricultor é destaque nacional com a colheita de 234,8 sacos de milho por hectare
Boicote do Carrefour é guerra comercial ‘disfarçada de virtude’, dizem especialistas
Após frigoríficos suspenderem as entregas para unidades no Brasil, CEO global do Carrefour pede “desculpas”.