A potência da explosão quebrou vidraças e causou rachaduras em casa vizinhas à C.Vale. De acordo com o Samu há quatro mortes confirmadas; Imagens fortes.
Uma explosão na unidade da cooperativa C.Vale em Palotina na tarde desta quarta-feira (26) deixou dois mortos. Outras duas pessoas feridas na explosão foram encaminhadas para hospitais da cidade. De acordo com informações do Samu local, nove pessoas estariam desaparecidas, soterradas sobre os escombros – as primeiras informações davam conta de quatro mortos, quatro feridos e 27 desaparecidos, mas o número foi atualizado durante a noite pelo Corpo de Bombeiros.
O acidente ocorreu por volta das 17h em um túnel de transporte de cereais. A estrutura estaria passando por uma manutenção quando houve a explosão. O estrondo foi sentido a quilômetros de distância da unidade da cooperativa. Além do barulho, moradores da cidade também relataram tremores, o que fez com que as casas mais próximas à cooperativa fossem evacuadas. De acordo com informações da RPCTV, vidros de janelas de casas localizadas no centro de Palotina, a cerca de 9 quilômetros da unidade da C.Vale, quebraram com a onda de choque provocada pela explosão.
O capitão Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, explicou que as vítimas estavam em um túnel que interliga os armazéns do silo na hora da explosão. Veja abaixo.
“As vítimas estavam no subsolo, nesse túnel, e a estrutura veio abaixo por conta da explosão. Estamos trabalhando o mais rápido possível no resgate. É uma corrida contra o tempo”.
O oficial detalhou onde os corpos foram localizados pelos primeiros socorristas que chegaram ao local. Provavelmente elas foram atingidas pela onda de choque que se propaga no momento da explosão e acabaram morrendo”.
“Um dos corpos estava à frente do armazém, onde era realizado o serviço, e outra vítima estava atrás”.
Cidade tremeu
A potência da explosão foi tal que vidros de algumas residências se quebraram, afetando a vizinhança próxima da cooperativa em Palotina.
Moradores locais relataram sentir tremores provocados pela explosão, com alguns deles observando danos em casas localizadas a quilômetros de distância da cooperativa.
Bombeiros de Cascavel e Toledo trabalham no local.
O atendimento à ocorrência teve início por volta das 17h, e devido à intensidade do incêndio, uma densa nuvem de fumaça se espalhou pela cidade.

Nota oficial da C.Vale
“A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade”.

Força-tarefa Explosão C.Vale
A cooperativa tem atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Ela é considerada a 5ª maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a 2ª maior do Paraná.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que está auxiliando a Prefeitura de Palotina nas transferências dos pacientes feridos. Veja abaixo.
“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado para o caso do incidente em Palotina e auxilia o município por meio da Regulação de Leitos na transferência e encaminhamento de pacientes. Até às 20h a Regulação registrou a transferência de um paciente para a Policlínica de Cascavel e aguarda novas demandas por parte do Hospital Municipal de Palotina. A Sesa já acionou os hospitais de referência do Estado para possíveis acolhimentos de outros feridos”.

C.Vale
Uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil, a C.Vale tem 13.668 funcionários. Deste total, 8.646 atuam no complexo agroindustrial e 5.022 nas demais atividades da cooperativa no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e no Paraguai.
Em 2022, a cooperativa encerrou o ano com 26.216 associados.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Starbucks: lucro cai 62,4% no 1º tri fiscal de 2026; receita supera previsão
O resultado representa queda de 62,4% ante igual período do ano fiscal anterior, quando a empresa lucrou US$ 780,8 milhões.
Continue Reading Starbucks: lucro cai 62,4% no 1º tri fiscal de 2026; receita supera previsão
Com Selic mantida a 15%, produtor é forçado a buscar novas alternativas de crédito rural
Em meio ao crédito mais caro e restrito no sistema bancário tradicional, empresas especializadas ganham espaço ao oferecer alternativas viáveis de financiamento, combinando credibilidade, volume expressivo de operações já realizadas e condições mais competitivas para o produtor rural
Justiça garante alongamento de dívida rural e impõe derrota ao Banco do Brasil no Maranhão
Decisão reconhece direito de produtor rural à prorrogação de financiamento de quase R$ 90 mil, diante de estiagem, alta de custos e queda no preço da arroba, reforçando que o crédito rural não é mera liberalidade bancária
Produtores europeus acusam acordo Mercosul de liberar mercado da UE para alimentos “tóxicos”
Protestos, acusações de risco sanitário e pressão política se intensificam na Europa, enquanto autoridades da UE e o agro brasileiro rebatem críticas e defendem regras rígidas de controle e rastreabilidade. Produtores europeus acusam acordo Mercosul, mas sem conhecimento
Pecuária de cria em Mato Grosso é impulsionada por exportações recordes e alta do bezerro
Demanda externa firme, valorização do bezerro e avanço do boi gordo a prazo elevam a rentabilidade da atividade e reforçam expectativas positivas na pecuária de cria para 2026
Estiagem na soja 25/26: chuvas iniciais iludiram, mas a seca no enchimento dos grãos ameaça
Com a safra comprometida no enchimento dos grãos, especialista orienta sobre a necessidade de documentar as perdas para prorrogar financiamentos bancários e proteger o patrimônio rural.





