O sorgo é um dos grãos usados para a nutrição animal. Ele é um substituto para o milho, por também ser fonte de energia.
Com menos destaque, um grão tem ganhado espaço na agricultura brasileira: o sorgo. Em 2023, a colheita nacional crescerá por volta de 50% pela segunda safra seguinte. A produção supera, por exemplo, a colheita de feijão.
A estimativa da a safra de feijão para 2023, base da dieta alimentar do brasileiro, é de 3 milhões de toneladas. A colheita de sorgo, por sua vez, deve chegar a 4,6 milhões de toneladas. Quatro anos antes, a produção girava em cerca de 2,2 milhões de toneladas.
Sorgo, um substituto ao milho
O sorgo é um dos grãos usados para a nutrição animal. Ele é um substituto para o milho, por também ser fonte de energia na dieta de aves, suínos e até bovinos. Além disso, a produção dessa cultura é menos cara que o cultivo dos milharais, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA.

“Esse grão é menos exigente em água do que o milho”, disse. De acordo com Arioli, o cultivo também pode ser feito como uma segunda safra, em áreas onde se planta a soja. O Centro-Oeste é a região com a maior produção do país. Contudo, diferentemente do que ocorre com o milho e a soja, o destaque não é Mato Grosso. Goiás, é líder regional e nacional dessa cultura.
As lavouras do Centro-Oeste devem gerar 2,2 milhões de toneladas dessa cultura na temporada em curso. Por volta de 1,5 milhão de toneladas virão dos campos goianos. No Sudeste, que tem a segunda maior colheita regional, a produção vai fechar em 1,6 milhão de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento.
O mercado interno é o maior cliente da produção nacional do agronegócio brasileiro. A exportação ainda é incipiente. Em 2022, por exemplo, apenas o Japão importou o sorgo produzido pelo Brasil.
Fonte: Revista Oeste
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Estratégia mostra-se eficaz para enfrentar desafios fitossanitários de longo prazo, especialmente em períodos de diversidade climática. Continue Reading Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e doenças Descubra por que a gordura do leite é o principal termômetro da saúde ruminal. Entenda a relação com acidose, fibra efetiva e como evitar prejuízos. Continue Reading Por que a gordura do leite é muito mais do que um critério de pagamento? Descubra a Monguba, a planta nativa rica em nutrientes e a semente que pode substituir o café, o cacau e gerar biocombustíveis. Saiba mais. Continue Reading Nem Cacau, Nem Café: Conheça a semente que pode substituir o café Com margens de lucro que superam as commodities tradicionais e uma resiliência única ao estresse hídrico, a cultura do pistache atrai investidores e redefine o mapa da rentabilidade no agronegócio global. Continue Reading Pistache: Descubra por que este grão é o novo “Ouro Verde” do campo Descubra quais são os 5 maiores eventos country de 2026. Um guia completo sobre Barretos, Americana e as principais feiras agro do Brasil. Confira! Continue Reading Confira quais são os 5 maiores eventos country de 2026 Da criação semisselvagem nas montanhas asiáticas às linhas industriais automatizadas, galinhas de carne e ovos escuros unem tradição, genética rara e alto valor econômico. Conheça as Ayam Cemani Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e doenças
Por que a gordura do leite é muito mais do que um critério de pagamento?
Nem Cacau, Nem Café: Conheça a semente que pode substituir o café
Pistache: Descubra por que este grão é o novo “Ouro Verde” do campo
Confira quais são os 5 maiores eventos country de 2026
Conheça o frango que vale até US$ 6 mil: por dentro da indústria das galinhas pretas





