O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a defender que não existe política agrícola sem uma empresa de apoio à comercialização.
Após oito meses da gestão compartilhada da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entre os Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, modelo adotado pela primeira vez no país, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que esse formato será fortalecido.
“A integração entre Agricultura e MDA para fortalecimento da Conab será cada vez mais fortalecida. A Conab cumpre grande papel neste país, de garantia de estabilidade econômica e alimentar”, disse Fávaro, em sessão especial solene de homenagem aos 33 anos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Senado.
O ministro citou que, no ano passado, em virtude da ausência da atuação da empresa com estoques regulares e com medidas de apoio à comercialização e da terceira seca seguida, produtores gaúchos enfrentaram escassez de milho para alimentação animal.
O ministro voltou a defender que não existe política agrícola sem uma empresa de apoio à comercialização.
Fávaro criticou a gestão da Conab pelo governo passado que, segundo ele, tinha a percepção de que o mercado se regulava sozinho.
“É papel do Estado estar ao lado dos que mais precisam, seja na ponta da produção, seja no consumo. Uma empresa que visa dar equilíbrio (ao mercado), não deixar ter falta de suprimentos, controlar a inflação, fazer logística e prever a safra com seus relatórios inquestionáveis”, afirmou Fávaro.
A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiavelli, afirmou que o governo está trabalhando na construção de uma política nacional de abastecimento alimentar com a integração da Secretaria de Abastecimento e Soberania Alimentar do MDA, com os entrepostos de armazenamento (Ceagesp de São Paulo e Ceasa Minas Gerais) e com a Conab.
“Com essas três forças, seremos capazes de construir uma política nacional de abastecimento alimentar. A política agrícola continua tendo um compartilhamento e trabalhando também na garantia de preços mínimos. Temos um grande arranjo e uma grande oportunidade de construir um plano de abastecimento alimentar e superar a fome”, defendeu Machiavelli.
Fonte: Estadão Conteúdo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Semana começa com frigoríficos apostando em uma pressão de baixa nas ofertas, mas encontram pecuaristas de porteiras fechadas para vendas abaixo da referência média das cotações do boi gordo. Continue Reading Mercado do boi gordo abre semana truncado; Veja as cotações da arroba A morte súbita no gado é um evento inesperado que surpreende os pecuaristas, muitas vezes sem dar qualquer indício prévio de que algo estava errado com os animais, em grande parte dos casos, não há tempo hábil para a identificação de sintomas visíveis, tornando o diagnóstico ainda mais desafiador Continue Reading Morte súbita do gado causa prejuízos na pecuária brasileira; Entenda O dólar caiu pela 11ª vez e acumula a maior sequencia de quedas diárias em 20 anos. A bolsa alternou altas e baixas, mas terminou o dia com pequeno recuo. Continue Reading Dólar cai pela 11ª vez e tem maior sequencia de quedas em 20 anos Com a homologação da raça Soinga pelo Ministério da Agricultura, animais passam a ser registrados pela Arco. Continue Reading Soinga: Nova raça de ovelha é reconhecida e registrada pelo Mapa O Estado é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e o campeão em produtividade. A área deve se manter em 145 mil hectares.
Continue Reading SC inicia colheita de arroz com perspectiva de colher 9,5% mais As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as mais impactadas, com risco de alagamentos e descargas elétricas, conforme alertado pelo Inmet
Continue Reading Semana começa com alerta de chuvas de 100 mm e ventos fortes em todo o BrasilMercado do boi gordo abre semana truncado; Veja as cotações da arroba
Morte súbita do gado causa prejuízos na pecuária brasileira; Entenda
Dólar cai pela 11ª vez e tem maior sequencia de quedas em 20 anos
Soinga: Nova raça de ovelha é reconhecida e registrada pelo Mapa
SC inicia colheita de arroz com perspectiva de colher 9,5% mais
Semana começa com alerta de chuvas de 100 mm e ventos fortes em todo o Brasil