O TRT-SP decidiu parcialmente a favor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) em um recurso sobre sua eleição interna; Entidade ressalta a validade da eleição de sua atual diretoria
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) divulgou uma nota oficial em resposta à decisão do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), que foi parcialmente favorável à federação na última terça-feira (14).
O TRT-SP emitiu um veredito parcialmente positivo para a Faesp em relação ao processo de sua eleição interna. A resolução atual mantém o cancelamento de uma medida cautelar anterior e solicita que a lista adversária submeta a documentação necessária para o registro, incluindo recibos de contribuições assistenciais.
Embora tenha sido uma decisão positiva, a Faesp expressa descontentamento com a interferência judicial em sua autonomia sindical. A organização sustenta a legitimidade da eleição de sua diretoria atual, eleita com 96% dos votos em dezembro de 2023.
Confira a nota da Faesp na íntegra
“Na tarde desta terça-feira, 14/05/2024, foi proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) decisão parcialmente favorável ao Recurso Ordinário da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), ratificando a manutenção do efeito suspensivo anteriormente concedido, e, no tocante a regulação do prazo de apresentação dos documentos para registro da chapa opositora no caso de convocação de novas eleições, reconheceu a obrigatoriedade de entrega da documentação exigida pelo estatuto social, especificamente, os comprovantes dos recolhimentos das contribuições sindicais devidas pela oposição.
A Faesp, mesmo diante do reconhecimento parcial do seu recurso, considera inaceitável a intervenção do poder judiciário paulista em sua autonomia sindical, constitucionalmente assegurada, insistindo na validade, legitimidade e legalidade da eleição da atual diretoria, que teve em seu favor 96% dos votos dos sindicatos rurais habilitados nas eleições ocorridas em 04/12/2023.
Em nova assembleia geral soberana do setor, devidamente convocada e realizada em 13/05/2024, a eleição da diretoria da entidade foi ratificada e convalidada por meio de voto de aprovação de cerca de 90% dos sindicatos rurais habilitados. Na mesma oportunidade, o setor, com mais de 90% dos votos dos sindicatos rurais ali presentes, outorgou em favor da diretoria da Faesp voto de confiança e reconhecimento pela gestão e lisura na condução da entidade. No mesmo ato, a prestação de contas da Federação foi aprovada com massivos 93% dos votos. A Faesp não abrirá mão de fazer valer a constituição federal, bem como da adoção de todas as medidas jurídicas cabíveis na busca da garantia dos seus direitos e da autonomia sindical”.
Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
Projeto de lei que visa autorizar aula de direção em carros com câmbio automatizado gera polêmica nas redes sociais.
Continue Reading Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
Mulheres no café: concurso Florada Premiada da 3 Corações exalta e premia produtoras
O evento destacou 60 produtoras e reuniu 1,6 mil cafeicultoras de todo o Brasil durante a Semana Internacional do Café, contando com a presença de embaixadores como Padre Fábio de Melo e Simone Mendes. Confira as campeãs e os detalhes da 7ª edição concurso Florada Premiada da 3 Corações.
Empresa de nutrição animal é interditada após suspeita de uso de inseticida proibido em suplemento para bois
Durante as análises, foi identificada uma quantidade de inseticida 10 vezes acima do limite permitido por empresas autorizadas.
Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
O suprimento limitado mantido pelos fabricantes de farinha reduz a proteção contra qualquer déficit de produção que possa desencadear uma alta nos preços mundiais.
Com Lula, preço da carne bovina tem maior alta em quatro anos
Essa foi a maior elevação mensal no preço das carnes desde novembro de 2020, quando o índice registrou um aumento de 6,54%.
Continue Reading Com Lula, preço da carne bovina tem maior alta em quatro anos
Paraná encerra colheita de cevada com 286 mil toneladas
Estimativa da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento é de aumento de 8% na produção em relação ao ciclo anterior.
Continue Reading Paraná encerra colheita de cevada com 286 mil toneladas