Eram transportados 18 bois de confinamento, das raças Nelore e cruzados. Carga pertence a Marfrig e pelo menos três morreram, os outros tiveram ferimentos graves. Veja as informações.
Uma carreta com 45 bovinos tombou na rotatória do Núcleo Industrial, na BR-262, em Campo Grande, na tarde desta segunda-feira, dia 14 de agosto. O motorista do caminhão não ficou ferido. Por volta das 13h30, um caminhão Volvo FH440, que transportava carga de boi, tombou ao tentar fazer uma curva.
O transporte desses animais da fazenda para os frigoríficos é uma atividade complexa que implica em muitos fatores. “Depende das características do veículo, da estrada, na qualidade da condução, do estado que o animal entrou no caminhão para ser transportado, da duração da viagem e das condições do clima durante o trajeto”, resume o especialista em comportamento animal Mateus Paranhos da Costa, professor do Departamento de Zootecnia da Unesp de Jaboticabal.
O condutor do veículo, José Maria Soares, de 51 anos, não sofreu ferimentos. Segundo ele, a carga saiu de Terenos, e tinha como destino Bataguassu. Pelas imagens, é possível ver os animais, ainda vivos, amontoados na carroceria. Contudo, ainda não há como determinar o estado de saúde de todos os bois. O levantamento será feito pela empresa responsável pelo transporte.
Eram transportados cerca de 45 bois de confinamento, das raças Nelore e cruzados. Pelo menos três morreram, e os que sobreviveram ficaram com ferimentos na cabeça e nas patas. José trabalha com translado de boi há 12 anos, fazendo sempre a mesma rota, em uma transportadora de Bataguassu, que presta serviço para a Marfrig, empresa responsável pelo gado.
Os bovinos foram carregados em Terenos e seriam levados para o abate, em um frigorífico de Bataguassu, cidade localizada na divisa de Mato Grosso do Sul com o estado de São Paulo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e controlou o fluxo de veículos no local, mas o trânsito não foi interrompido.
Segundo a PRF, o procedimento normal nestes casos é o destombamento da carreta e em seguida, o transbordo dos animais vivos, para evitar que os animais se estressem atravessando a pista, ou causem outros acidentes.

Paranhos explica que vários veículos podem ser usados na tarefa, entre os articulados, biarticulados, com um piso ou dois. Em qualquer situação, a recomendação geral é que o veículo tenha uma boa condição para acomodar o animal. “É importante fazer manutenção no veículo para evitar que o animal sofra algum acidente durante o transporte”, recomenda.
Outras dicas para uma viagem segura
- O motorista deve ter um plano para situações de emergência
- O piso do compartimento de carga deve ter tapete de borracha e estrutura antiderrapante
- Deve-se evitar embarcar animais cansados, machucados ou doentes
- Se precisar levantar os animais, o motorista deve tentar fazer isso falando ou batendo palmas. Não deve gritar nem assustar os animais
- O motorista deve evitar paradas longas, principalmente nas horas mais quentes do dia
- Nas paradas, o motorista deve estacionar o veículo na sombra
- Em caso de problemas durante a viagem, o motorista deve estudar a possibilidade de rotas alternativas
- Não se deve misturar bezerros com animais adultos
- O motorista deve desinfetar o veículo logo após o desembarque e, em caso de necessidade, realizar consertos no veículo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Boi gordo supera R$ 328/@ em importante praça e mantém disparada no preço; veja as cotações
Oferta restrita, escalas curtas e retenção de animais nas fazendas sustentam novo avanço da arroba do boi gordo nas principais regiões produtoras do país
Anvisa aprova cultivo de cannabis no Brasil
Farmácias de manipulação poderão vender produtos à base da planta; Neste caso, a produção é restrita, compatível com a procura pelos itens e conforme indicado pelas empresas à Anvisa.
Continue Reading Anvisa aprova cultivo de cannabis no Brasil
China volta a suspender importações de carne bovina após novo alerta sanitário na Irlanda
A decisão de suspender importações de carne bovina reforça o rigor sanitário adotado por Pequim e reacende preocupações sobre a volatilidade do comércio internacional de carnes.
Taxa Selic: BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida
Essa é a quinta reunião seguida em que o Copom mantém os juros básicos. A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano – maior nível em quase 20 anos.
Continue Reading Taxa Selic: BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida
Justiça limita juros de Cédula Rural e afasta capitalização em favor de produtor goiano
Decisão da Justiça goiana limita juros a 12% ao ano e proíbe a capitalização mensal em contrato de crédito rural, reforçando o combate a encargos considerados abusivos por instituições financeiras
Quem são os verdadeiros “donos” do Texas? A disputa silenciosa por milhões de hectares
Famílias históricas, bilionários globais e corporações concentram milhões de acres e moldam o poder econômico do Estado do Texas.





