Projeção de aumento na área plantada de arroz sugere uma recuperação da cultura após a redução de 14% no plantio observada na safra passada.
A produção de arroz no Rio Grande do Sul está prevista para aumentar na safra 2023/24, impulsionada pela expectativa de chuvas favoráveis devido ao fenômeno El Niño.
Essas condições climáticas mais favoráveis podem levar a uma redução na área plantada de soja em áreas de menor altitude, abrindo espaço para o cultivo de arroz irrigado.
De acordo com estimativas divulgadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) durante a Expointer 2023, em Esteio (RS), a área destinada ao plantio de arroz deve atingir 902,4 mil hectares no estado, o que representa um aumento de 7,5% em comparação aos 839,9 mil hectares registrados na safra anterior (2022/23).
Essa projeção de aumento na área plantada de arroz sugere uma recuperação da cultura após a redução de 14% no plantio observada na safra passada, que foi afetada pela estiagem.
Flávia Tomita, diretora técnica do Irga, aponta que a expectativa de chuvas mais intensas devido ao El Niño é positiva para os produtores, pois eles podem contar com reservas adequadas de água para a irrigação das lavouras de arroz.
Entretanto, a previsão de chuvas abundantes também traz um cenário de cautela para o plantio de soja em rotação com o arroz, devido ao risco de alagamento das áreas cultivadas.
Como resultado, a área destinada ao plantio de soja em terrenos mais baixos deve sofrer uma leve queda de 1,77%, totalizando 497 mil hectares.
Uma exceção ocorre na região da Fronteira Oeste, onde o Irga estima um aumento na produção de soja.
A falta de chuvas nessa região está levando os produtores a considerar o aumento da área de cultivo de soja como uma forma de enfrentar a escassez hídrica que normalmente afeta o cultivo de arroz.
Flávia explica que os açudes e barragens na Fronteira Oeste estão operando com apenas 30% a 40% de sua capacidade de água, o que motiva os agricultores a buscar alternativas de plantio mais resilientes às condições climáticas.
Fonte: Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Da criação semisselvagem nas montanhas asiáticas às linhas industriais automatizadas, galinhas de carne e ovos escuros unem tradição, genética rara e alto valor econômico. Conheça as Ayam Cemani Projeto da Embrapa em Santa Catarina transforma água tratada de resíduos da suinocultura em cerveja experimental e reacende o debate sobre reúso hídrico no agronegócio. Continue Reading Você beberia? Dejetos suínos dão origem a cerveja experimental no Brasil Vídeo viral gravado nos Estados Unidos mostra que, com manejo correto, o gado Gir — conhecido pela tolerância ao calor — também consegue enfrentar temperaturas baixas e até neve. Continue Reading Gir na neve? Vídeo viral prova que o gado zebuíno também resiste ao frio intenso Em ano eleitoral, Lula assina pacote de medidas para a reforma agrária soma R$ 2,7 bilhões, envolve áreas em diferentes estados, reforça aproximação com o MST e reacende o embate político com a bancada do agronegócio no Congresso Recorde de mais de 40 anos, o salto de 2,32 metros segue como referência máxima de potência e precisão no hipismo. A exceção é o Rio Grande do Sul, onde os volumes de precipitação devem permanecer abaixo da média histórica, mantendo o cenário de atenção para as lavouras. Continue Reading Chuvas devem elevar umidade do solo em regiões de soja nos próximos diasConheça o frango que vale até US$ 6 mil: por dentro da indústria das galinhas pretas
Você beberia? Dejetos suínos dão origem a cerveja experimental no Brasil
Gir na neve? Vídeo viral prova que o gado zebuíno também resiste ao frio intenso
Lula assina decreto para desapropriação de sete fazendas e reforça aproximação com o MST
Imbatível há mais de 40 anos: o salto de 2,32 m que entrou para a história do hipismo
Chuvas devem elevar umidade do solo em regiões de soja nos próximos dias





