Ação rápida prende 22 pessoas em invasão de propriedade rural

Ação integrada de forças de segurança prende 22 pessoas por invasão a propriedade rural; Suspeitos foram presos em flagrante na área invadida, que tem cerca de 85 hectares e no local foram encontradas barracas montadas, além de materiais de construção

Uma ação integrada das forças de segurança resultou na prisão de 22 pessoas, nessa segunda-feira (30.10), por invasão a uma área rural, no município de Matupá (685 km de Cuiabá). Na propriedade, havia barracas já montada e outras ainda sendo armadas, além de vários materiais de construção espalhados pela área. 

A crescente onda de invasões realizadas no campo não é novidade desde que o Governo Federal foi assumido pelo Presidente Lula (PT). A leniência com que o poder executivo e judiciário estão tratando o assunto vêm aumentando a insegurança no campo e deixando o setor apreensivo com o futuro das atividades. Em contrapartida, a Frente Parlamentar Agropecuária – FPA, vem lutando para tentar reverter o quadro, inclusivo com o lançamento de nova frente para cuidar do assunto no poder Legislativo.

Durante o flagrante foi feito após policiais militares da 2ª Companhia Independente terem sido informados sobre a invasão na Comunidade Flor da Serra e acionarem o Poder Judiciário, Executivo municipal, agentes da Polícia Civil e o Conselho Tutelar, já que tinham várias famílias e crianças no local.

A área mede aproximadamente 85 hectares, conforme informado pela polícia. Durante a abordagem, nenhuma pessoa se identificou como líder do grupo ou apontou uma possível liderança.

Energia elétrica de área vizinha

Os invasores ainda disseram, durante a abordagem, que receberam fornecimento de energia de uma propriedade rural localizada na frente da área invadida e que o proprietário não foi localizado. 

Os suspeitos não apresentaram resistência e foram levados de ônibus à delegacia. Na ação, foram apreendidos quatro motocicletas e aparelhos celulares. 

Foto: Polícia Militar de Mato Grosso
Foto: Polícia Militar de Mato Grosso

Polícia Militar impediu outra invasão de terra em Mato Grosso

Um homem foi preso pela Polícia Militar em Novo São Joaquim, região leste de Mato Grosso, por invasão à uma propriedade rural. O suspeito alegou aos policiais ser o proprietário da terra, apresentando um contrato de 2008 como prova, contudo sem ação judicial para reivindicá-la. A ação da Polícia Militar foi realizada em conjunto com a Força Tática e a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, após denúncia do proprietário da fazenda.

De acordo com o boletim de ocorrências, funcionários do suspeito encontravam-se na propriedade e ao avistarem a chegada dos policiais se evadiram para um alojamento em outra fazenda, alegadamente pertencente ao suspeito da invasão.

Foto: Polícia Militar de Mato Grosso

Suspeito alegou ser o verdadeiro dono

Consta ainda no boletim de ocorrência, que o suspeito alegou ser o verdadeiro dono da terra. Ele apresentou aos policiais um contrato datado de 2008 como prova, entretanto o mesmo não possuía uma ação judicial para reivindicar a posse da terra.

Conforme a Polícia Militar, a vítima por sua vez apresentou uma decisão judicial de 2020 que confirmada sua posse da propriedade. O suspeito foi autuado por esbulho possessórios, todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia de Novo São Joaquim.

Disque-denúncia   

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou do disque-denúncia 0800.065.3939.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM