O espaço é fundamental para o programa Zebu: Carne de Qualidade, que mede a eficiência alimentar, item fundamental no futuro do melhoramento genético.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) segue investindo na melhoria de seus espaços. Além da série de obras no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), investimentos importantes também foram feitos na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, que recebeu novas e importantes estruturas para ampliar as possibilidades no local.
Além do confinamento, o pacote de obras também inclui novas estruturas como estacionamento e o sistema de iluminação da pista de provas equestres, sendo esse último levando o nome em homenagem a pecuarista Cláudia Tosta Junqueira. Ainda na fazenda será descerrada a placa em reconhecimento aos participantes do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’.
Homenagens e inaugurações marcam noite de quarta-feira (4) na 87ª ExpoZebu
A noite de ontem (4) foi marcada por inaugurações e homenagens na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba (MG). Na abertura do evento, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, elencou diversas obras realizadas pela entidade nos últimos dois anos, como o Centro Tecnológico de Confinamento de Zebuínos, com quase mil e setecentos metros quadrados. O espaço leva o nome de Rivaldo Machado Borges, pai do presidente Rivaldo Júnior. A família tem relação histórica com a ABCZ e com o Zebu brasileiro. A solenidade contou com a presença de diretores, técnicos e criadores de todo o país.
“Hoje é um momento importante e muito especial. Minha família tem uma relação com as raças Gir e Nelore desde 1.906, já são 116 anos de seleção. Meu pai fez um trabalho fantástico com a marca R2 e seus irmãos com a marca R. Esta homenagem foi a maneira de reconhecer o trabalho dele. Levei a proposta para a diretoria e ela foi aprovada por unanimidade. Para mim este foi o maior presente que ganhei nesta gestão: colocar o nome do meu pai aqui no Centro Tecnológico da ABCZ”, ressalta o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
Também foi inaugurada a pista de provas equestres, que leva o nome da pecuarista Cláudia Irene Tosta Junqueira, além da iluminação da pista e estacionamento com capacidade para mais de 150 veículos. “Fiquei muito emocionada porque por trás desta placa e homenagem tem toda uma história. Sempre acreditei que todo fazendeiro tem uma boa tropa e os filhos gostam e fazem esporte e trás o jovem para o mundo do gado”, destaca Cláudia Irene Tosta Junqueira, criadora.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Também foram homenageados os criadores que doaram animais para o programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’, que comprova a eficiência e superioridade das raças zebuínas para a produção de carne bovina. Os nomes dos 179 criadores parceiros estão, a partir de agora, eternizados em duas placas de agradecimentos.
A noite de inaugurações e homenagens na Fazenda Experimental da ABCZ terminou com confraternização e moda sertaneja.