Pecuarista cria técnica para não assustar animais e já usa drone para manejar e fazer contagem dos animais, produtor se diz surpreendido com eficácia do drone vaqueiro.
Tecnologia – Que os drones estão ganhando o campo é inegável, mas encontrar funções que facilitem o dia-a-dia do pecuarista é novidade para muita gente. Eder João Santini, pecuarista e apaixonado pela tecnologia embarcada conta que começou a fazer experiências em sua fazenda no município de Cacoal, estado da Rondônia, e ficou impressionado com a facilidade com que o gado responde ao manejo tecnológico. Santini confessa que encontrou o jeito correto de abordar os animais com o equipamento, pois já tinha ouvido falar de experiências desastrosas, através de amigos, que com a abordagem incorreta a tendência é dos animais se assustarem demais e “estourar” a cerca, literalmente.
Hoje em dia o pecuarista já executa várias atividades que seriam do vaqueiro através do drone, principalmente uma das principais atividades que necessitam ser feitas quase que diariamente, a contagem do gado. “Eu já consigo reunir o gado no piquete, posicionar o drone acima dos animas, virar a câmera em 90º e tirar uma foto; munido da imagem, eu posso fazer a contagem da quantidade de cabeças do lote e verificar no meu controle se está correto” comenta Eder. Confira abaixo, o vídeo com o manejo.