Não é novidade para ninguém que o Brasil seja um dos maiores produtores globais de alimentos, mas, você sabe em quais setores do Agro o Brasil é líder na produção global? Confira o ranking, temos muitas medalhas de ouro
É correto afirmar que o Brasil é um país que alimenta o mundo? Sim, é correto afirmar que o Brasil desempenha um papel significativo no abastecimento alimentar mundial através do seu agronegócio. O agronegócio brasileiro é fundamental para a segurança alimentar em escala global, fornecendo alimentos em quantidade suficiente para atender às necessidades de uma parte significativa da população mundial – agropecuária brasileira alimenta 1 bilhão de pessoas. Mas, você sabe em quais setores do Agro o Brasil é líder na produção global?
Não é novidade para ninguém que o Brasil seja um dos maiores produtores globais de alimentos, mas, você sabe em quais setores somos protagonistas? Confira o ranking dos setores que o país lidera a produção global.
A participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de 20,6 bilhões para 100 bilhões de dólares, nos últimos dez anos, com destaque para carne, soja, milho, algodão e produtos florestais, segundo os dados divulgados pela Embrapa em 2021. Segundo especialistas da instituição, os dados indicam que a contribuição do Brasil para o abastecimento mundial deverá aumentar ainda mais nos próximos anos.
Ranking dos setores que o país lidera a produção global
O ranking foi dividido em três situações: Setores que o país é líder na produção mundial, setores em que o setor é segundo colocado e terceiro colocado. Os dados são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), com ano de 2023 como referência e foram apresentados pelo Marcos Fava Neves, que é professor titular da USP e conhecido como Doutor Agro.
“A medalha de ouro vem com a soja, açúcar, café, suco de laranja e a laranja; o vice com a carne bovina, celulose e etanol; e a terceira posição na carne de frango, no milho e no fumo”, afirmou Neves aos seus seguidores.
Segundo a publicação do professor, o país está posicionado como líder na produção global dos setores de:
- Soja
- Açúcar
- Café
- Suco de Laranja
- Laranja

Já na segundo posição, o país esta posicionado nos setores:
- Carne bovina
- Celulose
- Etanol

Finalizando o ranking, na terceira posição e medalha de bronze, estão:
- Carne de Frango
- Milho
- Fumo

“São 11 setores no pódio, entre os principais de importância econômica global. Envie aos seus amigos e ajude a disseminar informações do setor”, finaliza o Doutor Agro. Sua publicação já alcança mais de 2,5 mil curtidas e diversos comentários.
Contribuição do agro brasileiro na alimentação mundial
“É importante conhecer a contribuição do Agro Brasileiro na disponibilidade de alimentos para a sociedade brasileira e para o mundo. Em termos de pessoas alimentadas, em manifestações de autoridades e trabalhos técnicos, os números variavam de 1 a 1,5 bilhão de pessoas. Decidimos checar estes números, partindo da produção de grãos e oleaginosas do Brasil em relação à mundial”, explica o pesquisador Elísio Contini, da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa (Sire) sob o título “O Agro brasileiro alimenta 800 milhões de pessoas”.
“Os dados mostraram que o Brasil, em 2020, forneceu alimentos para 772,600 milhões de pessoas, sendo 212,235 da população brasileira e mais 560,365 milhões de outros países, por meio da exportação de grãos e da carne bovina convertida em grãos. A variação da população total alimentada pelo Brasil em 2019 de 809,472 milhões em relação a 2020 deve-se à variação de preços dos produtos nos dois anos considerados. Assim, pode-se afirmar que ao redor de 800 milhões de pessoas são alimentadas pelo Brasil, incluindo a população brasileira”, afirmam os autores.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
O Inmet emite alerta e traz previsão de calor acima da média; Onda de calor deve atingir principalmente MS e interior do Sul, com risco de temporais isolados em algumas regiões
Continue Reading ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
Winter Storm Fern: Tempestade “histórica” com neve atinge os EUA e acende alerta no agro
EUA fica “coberto por neve”; Tempestade de inverno – Winter Storm Fern – se espalha por dezenas de estados, derruba energia e freia logística; frigoríficos, leite, grãos e varejo sentem o impacto da combinação entre neve, gelo e frio intenso
Café futuro derrete e fica R$ 210 abaixo do físico; produtor recua nas vendas antecipadas
Mercado “invertido” pressiona contratos futuros e faz produtor priorizar o café disponível, enquanto comercialização da safra de café 2026/27 segue lenta
Gigantes inauguram na China granja mais tecnológica do mundo com 1.000 matrizes; vídeo
Parceria entre Hendrix Genetics e Grupo Huanshan marca avanço estratégico com foco em eficiência, sanidade e sustentabilidade na produção de suínos.
Soja sob ataque: doenças crescem e preocupam produtores; monitoramento é fundamental
Com o progresso das doenças na cultura, e expectativas elevadas para a produção nacional, soluções de alta performance, como o fungicida premium Excalia® Max, promovem proteção de potencial produtivo da planta.
A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama
Apreensão, mortes e contradições: disputa por 337 cabeças expõe o Ibama e termina com perda de mais de 35% do rebanho. Em entrevista exclusiva, o advogado do produtor revela os bastidores e, ainda, como um caso de negligência na guarda dos animais levanta debate sobre tais operações
Continue Reading A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama





