O boi Black Wagyu da raça japonesa é o responsável pela produção de uma das carnes mais caras do mundo, que chega a ser vendida por até US$ 1.000 o quilo no Japão.
O Kobe beef é uma carne de origem japonesa, mais precisamente da cidade Kobe. Proveniente do corte do lombo do boi da raça black wagyu, o kobe beef é encontrado no mercado com um preço consideravelmente alto em comparação a outras carnes nobres. Em São Paulo, o quilo da carne pode chegar a mais de R$ 600, no entanto, o valor é justificado devido ao seu sabor inigualável.
Os animais da raça tem todo um processo de criação diferenciada, além de serem animais criados confinados, para não prejudicar a qualidade dos cortes, os bois Black Wagyu recebem tratamentos diferenciados.
Eles são escovados diariamente para evitar moscas e carrapatos, passam por seções de massagem, que ajudam a entremear mais gordura na carne (marmoreio) e fazem acupuntura.
A rotina se completa com música clássica para relaxar e noites de sono em tapetes térmicos nos locais mais gelados. Todos esses cuidados ajudam a promover o excelente sabor do kobe beef.
O Kobe beef é uma carne premium que oferece uma experiência gastronômica e um momento único para os amantes de carne. A raça Wagyu tem predisposição genética para acumular gordura, por isso produz os cortes mais marmorizados do mundo uma grande concentração de marmoreiro, que é a gordura entre as fibras e por isso ela é extremamente macia e saborosa.
- Soja: cinco sacas a mais por hectare com agricultura de precisão
- ‘Sem carne’: Carrefour enfrenta retaliação de frigoríficos no Brasil após boicote
- Desenvolvimento da raiz impacta diretamente na produtividade do milho
- Você sabe por que os humanos começaram a beber leite de vaca?
- CerealCred: nova solução de crédito para associados da Acebra em parceria com a Farmtech
Além dos cuidados na criação e o tratamento diferenciado, os bois da raça Wagyu recebem uma alimentação especial. À base de milho, soja, trigo, maçã e cevada. Os animais bebem cerveja diretamente, pois segundo os criadores, estimula a comer mais. O gado Wagyu precisa engordar entre 900g e 1kg por dia, até que tenha o peso ideal de abate – 800kg em média
Segundo dados da Associação dos Criadores de Wagyu no Brasil, existem cerca de 50 criadores de wagyu no Brasil. O rebanho total é de 5 mil cabeças de gado puro e mais de 30 mil provenientes de cruzamento da espécie com outras raças. A oferta é pequena e o mercado para uma carne tão cara ainda é restrito. As criações se concentram nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.