Vitakelp obtém novo registro do Mapa como fertilizante para tratamento de sementes

Solução da Satis amplia aplicação que já era reconhecida como bioativadora das plantas

A empresa Satis acaba de anunciar o novo registro obtido junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Vitakelp. A solução já é reconhecida no mercado por sua ação com substâncias bioativadoras que auxiliam no pegamento e vingamento de flores e frutos de diferentes culturas. Agora, a partir do resultado de pesquisas com diversas algas de interesse agronômico em várias concentrações e combinações, o produto passa a ser reconhecido também como fertilizante para tratamento de sementes. Além disso, ampliando sua ação como mitigador de estresse para diferentes culturas tais como milho, soja e café.

A solução extrai o máximo das algas Durvillaea Potatorum, Kappaphycus Alvarezii e Ascophyllum Nodosum a fim de aprimorar o manejo fisiológico de estresse. Esse modo de ação é comprovado no estímulo à produção de enzimas que mitigam o problema nas plantas e, consequentemente, a peroxidação lipídica responsável por causar danos na membrana celular. As plantas são bioativadas desde a semeadura através da fisiologia do desenvolvimento e da nutrição, gerando raízes com mais vigor para absorver água e nutrientes por todo o solo. Desta forma, a lavoura fica mais resistente e, conforme consultorias de pesquisa agronômica, no caso da soja, há um incremento médio de produtividade de 4,6 sacas/hectare.

Confira outros resultados comparativos da atividade enzimática do Vitakelp

  • Catalase (degrada peróxido de hidrogênio em água): 46,1 contra 36,3 μmol min-1 μg proteína-1
  • Peroxidação lipídica (leva ao estresse oxidativo causando danos na integridade da membrana celular): 18,7 contra 20,0 mol TBARS g MF-1
  • Peroxidase: (degrada peróxido de hidrogênio em água): 5,0 contra 3,3 μmol purpurogalina min-1 mg proteína-1
  • Superóxido dismutase (transforma oxigênio livre em peróxido de hidrogênio) 298,7 contra 139,7 U μg proteína-1

Sobre a Satis

Com 25 anos de atuação no mercado brasileiro de nutrição vegetal e sede em Araxá (MG), a Satis volta seu olhar ao futuro para, cada vez mais, entender e se antecipar às necessidades dos produtores com soluções adequadas para o agronegócio sustentável. Seu conceito “Lavoura saudável. Negócio sustentável” traduz e reforça a conexão da empresa com o campo e a importância de uma produtividade mais inteligente, alcançada com tecnologias e manejos adequados para garantir maior rentabilidade sem prejuízos ao meio ambiente.

A cultura da inovação, fomentada por meio de pesquisas em seu Campo Experimental em Araxá, conhecimento técnico e parcerias, é fundamental nessa jornada. Como resultado, a Satis oferece um amplo portfólio que contribui para o fortalecimento da raiz às folhas e melhor absorção de nutrientes, especialmente das lavouras de milho, café, soja, feijão, trigo, arroz, algodão e HF. E sem descuidar, também, de tecnologias de aplicação que auxiliam as pulverizações agrícolas, reduzindo perdas e potencializando a ação dos produtos. A saúde das plantas é o primeiro passo para o bom desempenho das safras e a perenidade dos negócios.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM