Devido ao feriado de Carnaval, o volume de negócios concretizados no mercado de reposição foi mínimo na última semana, mas os preços seguem firmes.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, na média de todos os estados monitorados, entre machos e fêmeas anelorados, a alta foi de 1,0% em relação à semana anterior.
As altas foram puxadas pelas fêmeas, considerando a média de todas as categorias, a valorização foi de 1,3%, frente a 0,8% da média das categorias dos machos anelorados.
Em anos de retenção de fêmeas, como devemos ter em 2020, há um maior investimento dos pecuaristas na cria, para a produção de bezerros, o que vai ao encontro da maior valorização para essas categorias.
Vale destacar que estamos no início de um novo mês, quando sazonalmente aumenta a demanda por carne bovina, mantendo as cotações do boi gordo sustentadas no curto prazo, podendo dar ânimo para recriadores e invernistas a se lançarem às compras com mais intensidade.
As chuvas em maior volume nos últimos dias também têm melhorado a qualidade do pasto e aumentando a capacidade de suporte. Esse tem sido um ponto de sustentação de preços no mercado de reposição, além da oferta restrita de animais, que já vínhamos observando.
Para o curto e médio prazos, o mercado deve retomar a normalidade gradativamente, conforme vendedores e compradores retornem aos negócios com maior afinco.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Fonte: Scot Consultoria