Vai chover no réveillon? A virada do ano terá tempo encoberto e sem chuva na maior parte do país. Chuvas e ventos fortes em boa parte do país no último fim de semana de 2023; O Inmet emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas que abrange quase todo o Sudeste, Centro-Oeste e alguns estados do Nordeste
Vai chover no réveillon? O ano se despede com virada no tempo sobre algumas Regiões do Brasil. Este último final de semana de 2023, promete ser um pouco mais frio em cidades do Sul, um pouco mais úmido no Sudeste e ter algumas pancadas até mais regulares em parte da costa norte do país. Confira os sistemas que irão atuar entre o final de semana (30 e 31 de dezembro) e a segunda-feira, 1 de janeiro de 2024:
Teremos uma frente fria avançando na Região Sudeste (chega em SP/RJ no sábado (30) e fica de domingo, para segunda-feira (1) estacionária entre o norte do RJ e o ES). A alta pressão avança na retaguarda da frente fria, com o centro do sistema atuando mais próximo ao Sul do Brasil, trazendo uma circulação mais fria e úmida no leste de SP e do RJ entre o domingo, 31/12 e a segunda-feira, primeiro dia de 2024.
Baixa pressão no norte do Paraguai, próximo da fronteira com Mato Grosso do Sul, trazendo mais umidade. Fluxo de umidade de Norte a Sudeste, passando também sobre o Centro-Oeste Brasileiro e VCAN no mar entre o domingo e a segunda, próximo da costa norte/nordeste do Brasil.
Vai chover no réveillon? Confira a previsão
O domingo, 31 de dezembro de 2023, será chuvoso e com queda de temperatura no estado do RJ. A chuva persistente, também terá períodos de intensificação e há risco de acumulados elevados na Serra fluminense e no centro-norte fluminense. Cidade do Rio, com chuva mais forte na madrugada de sábado para o domingo. Ao longo do dia, a chuva ainda será frequente, por vezes grossa, mas sem expectativa de temporal.
Dia nublado, fresco e com garoa na Grande SP. Litoral paulista terá dia nublado com períodos de chuva fraca a moderada. Podem ocorrer alguns temporais localizados no norte paulista, em grande parte de MG, no centro-sul do ES, no Centro-Oeste, no Amazonas, no sul do PA e no TO.
Ainda no Sudeste, o avanço de uma frente fria deve gerar chuvas concentradas sobre o estado de Minas Gerais. Os volumes previstos são de 40 a 90mm no centro do estado, com potencial para temporais com ventos, raios, granizo e transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.
A Região Nordeste terá sol e calor, mas a massa de ar seco enfraquece e ocorrem pancadas de chuva (especialmente entre a tarde e à noite) por grande parte da Região (com exceção de áreas litorâneas entre Salvador e Maceió). As pancadas de chuva mais expressivas, com raios, são esperadas para o interior da Região.
A maior parte do Sul do Brasil terá tempo estável e uma virada do ano com temperatura amena, por influência de uma massa de ar polar. Durante o domingo, há condições de chuva fraca no litoral do PR e de chuviscos em Florianópolis e na grande Curitiba.

Primeiro dia de 2024
O primeiro dia do ano ainda vai começar instável, com chuva frequente e temporais entre o ES, norte do RJ, a maior parte de MG e a Região Centro-Oeste.
As condições de chuva aumentam ainda mais na Região Nordeste e também há risco de temporais, com destaque para o interior da Bahia, do Ceará e de Pernambuco.
No Norte, a previsão é de muito sol e pouca a nenhuma chuva entre RR, noroeste do Pará e Amapá. Manaus, no Amazonas, ainda vai seguir com tempo mais instável, assim como as cidades do centro-sul do Pará e no Tocantins, onde há risco de pancadas de chuva mais frequentes e com forte intensidade.
A maior parte do Sul do Brasil e áreas do centro-oeste de SP, terão predomínio de sol e tempo firme, com elevação de temperatura. Um pouco de chuva é prevista para as capitais Curitiba e Florianópolis. Porto Alegre inicia o novo ano com tempo seco.
Dicas para se proteger das chuvas
- Em caso de previsão de chuvas fortes, evite sair de casa se não for necessário.
- Se precisar sair, use roupas e calçados confortáveis e impermeáveis.
- Carregue um guarda-chuva ou capa de chuva.
Compre Rural com informações do Clima Tempo e Inmet
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
O Inmet emite alerta e traz previsão de calor acima da média; Onda de calor deve atingir principalmente MS e interior do Sul, com risco de temporais isolados em algumas regiões
Continue Reading ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
Winter Storm Fern: Tempestade “histórica” com neve atinge os EUA e acende alerta no agro
EUA fica “coberto por neve”; Tempestade de inverno – Winter Storm Fern – se espalha por dezenas de estados, derruba energia e freia logística; frigoríficos, leite, grãos e varejo sentem o impacto da combinação entre neve, gelo e frio intenso
Café futuro derrete e fica R$ 210 abaixo do físico; produtor recua nas vendas antecipadas
Mercado “invertido” pressiona contratos futuros e faz produtor priorizar o café disponível, enquanto comercialização da safra de café 2026/27 segue lenta
Gigantes inauguram na China granja mais tecnológica do mundo com 1.000 matrizes; vídeo
Parceria entre Hendrix Genetics e Grupo Huanshan marca avanço estratégico com foco em eficiência, sanidade e sustentabilidade na produção de suínos.
Soja sob ataque: doenças crescem e preocupam produtores; monitoramento é fundamental
Com o progresso das doenças na cultura, e expectativas elevadas para a produção nacional, soluções de alta performance, como o fungicida premium Excalia® Max, promovem proteção de potencial produtivo da planta.
A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama
Apreensão, mortes e contradições: disputa por 337 cabeças expõe o Ibama e termina com perda de mais de 35% do rebanho. Em entrevista exclusiva, o advogado do produtor revela os bastidores e, ainda, como um caso de negligência na guarda dos animais levanta debate sobre tais operações
Continue Reading A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama





