
Conforme a pasta, desde o início desta gestão, foram abertos quatro novos mercados no Vietnã, além da facilitação do comércio de couro brasileiro no país.
São Paulo, 28 – O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou o trabalho feito para ampliar o comércio com o Vietnã e que resultou na abertura do mercado do país para a carne bovina nacional. “Estamos trabalhando intensamente na relação comercial dos produtos agropecuários para o Vietnã”, disse em nota.
Conforme a pasta, desde o início desta gestão, foram abertos quatro novos mercados no Vietnã, além da facilitação do comércio de couro brasileiro no país. “Em 2025, o Vietnã já figura como quarto maior destino das exportações dos produtos da agropecuária brasileira, respondendo por 3,2% do que foi comercializado até fevereiro, atrás apenas de China, União Europeia e Estados Unidos.”
Atualmente, o país asiático importa cerca de 300 mil toneladas de carne bovina por ano e tem no Brasil seu principal parceiro comercial na América Latina, disse o ministério.
Fávaro acrescentou que o consumo vietnamita privilegia cortes que são menos tradicionais para os brasileiros, o que pode aumentar, também, a competitividade da carne bovina no mercado interno.
“A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira atrairá investimentos de frigoríficos do Brasil para fazer deste país uma plataforma de exportação para o Sudeste Asiático”, afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em declaração à imprensa, após as atividades da visita de Estado ao país asiático.
O Ministério destaca que outro assunto destacado pelo presidente no fortalecimento das relações entre Brasil e Vietnã foi a inclusão de uma parceria estratégica voltada para o setor do café. Os dois países, que são os maiores produtores mundiais do grão, se comprometeram a intensificar pesquisas conjuntas para desenvolver variedades mais resistentes aos impactos das mudanças climáticas.
“Vietnã e Brasil são os dois maiores produtores mundiais de café e ambos tivemos safras recentes afetadas pela mudança do clima. Estamos determinados a ampliar nosso intercâmbio técnico para fortalecer a resiliência da cultura do café”, disse Lula.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Agrural: Colheita de soja chega a 82% da área cultivada no Brasil
O índice segue como o mais alto para esta época do ano desde a safra 2010/11, quando teve início a série histórica da AgRural.
Continue Reading Agrural: Colheita de soja chega a 82% da área cultivada no Brasil
Projeto que susta Garantia-Safra pago a 600 municípios é analisado na Câmara
Autor do projeto afirma que norma não esclarece os critérios usados para selecionar os beneficiários da Garantia-Safra; Câmara estuda a suspensão.
Continue Reading Projeto que susta Garantia-Safra pago a 600 municípios é analisado na Câmara
EUA: preço dos ovos ao consumidor pode cair em breve após recuo no atacado
A indústria de ovos está se recuperando do surto de gripe aviária, que levou ao abate de milhões de galinhas poedeiras em todo o país.
Continue Reading EUA: preço dos ovos ao consumidor pode cair em breve após recuo no atacado
Abiarroz manifesta apoio à antecipação dos efeitos da reforma tributária
A equalização tributária do arroz será fundamental para tornar o cereal mais acessível à população brasileira.
Continue Reading Abiarroz manifesta apoio à antecipação dos efeitos da reforma tributária
Cargill lança linha exclusiva para semiconfinamento
De acordo com a empresa, o lançamento promete revolucionar a maneira como os pecuaristas vão terminar seus animais a pasto.
Continue Reading Cargill lança linha exclusiva para semiconfinamento
Etanol é mais competitivo em relação à gasolina em 5 Estados, diz ANP
O etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado.
Continue Reading Etanol é mais competitivo em relação à gasolina em 5 Estados, diz ANP