Ventania oriunda do Paraguai levantou poeira e formou cortina itinerante até o Centro-Ooeste brasileiro; Fenômeno caracterizado pela alta temperatura e baixa umidade durou cerca de uma hora. Confira as imagens da tempestade de poeira
Uma grande tempestade de poeira atingiu parte o Pantanal Sul-Mato-Grossense na noite da última sexta-feira (29) e gerou imagens impressionantes. O fenômeno, caracterizado pela alta temperatura e baixa umidade, durou cerca de uma hora e foi registrado pelo presidente e fundador do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), coronel Ângelo Rabelo.
Por telefone, Rabelo afirmou que este é o segundo registro da tempestade em 2023. “Já havia acontecido, em uma proporção menor, mas nada como o que ocorreu hoje. Os ventos da região norte de Mato Grosso trouxeram cinzas oriundas dos incêndios florestais no estado vizinho, junto com a tempestade de areia. É algo que assusta os ribeirinhos e quem convive na região”.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, ao Campo Grande News, este tipo de fenômeno é causado principalmente devido à diferença de temperatura entre dois pontos – um local muito quente e outro mais frio. Por isso, a ação é considerada normal principalmente em época de máximas que superam 40ºC.
Em Acurizal, região próxima da fronteira com a Bolívia, uma organização local registrou o momento em que o fenômeno se aproximou. De acordo com o Climatempo, o “poeirão” foi causado por uma forte área de instabilidade que avançou do Paraguai para o Mato Grosso do Sul (veja o vídeo abaixo).
“A grande área de instabilidade é formada por um conjunto de nuvens de tipo Cumulonimbus, que se deslocam ao mesmo tempo. As fortes correntes de vento que saem destas nuvens provocam o que se chama de “frente de rajada”, que quando em contato com solo seco e empeirado, levanta a “cortina de poeira. A medida que a área de instabilidade avançava, empurrava o paredão de poeira em direção ao Mato Grosso do Sul”, informou o Climatempo.
A tempestade fez o dia virar noite na região pantaneira. Aos poucos, a poeira foi cobrindo todo o céu e formando uma cortina a perder de vista pela área. Em outro trecho registrado por vídeo, é possível notar que há pouca visibilidade no céu.
O fenômeno foi precursor de uma forte tempestade que atingiu o estado momentos depois. No município de Aquidauana (a 140 km de Campo Grande), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 162,4 milímetros em três horas. A média de chuva para o município em dezembro é de 192 milímetros. Isso significa que choveu em três horas quase o esperado para o mês inteiro.
Confira o vídeo impressionante da tempestade de poeira
Em Campo Grande, choveu 13,6 milímetros em três horas. Os registros foram feitos entre 22h da sexta-feira (29) e 1h do sábado (30). Para a primeira semana de janeiro, a previsão é de muita chuva na região.
Também afetada pela ZCAS, a região terá chuvas significativas, especialmente em Mato Grosso e Goiás, com precipitações de até 200 mm em cinco dias. Em Mato Grosso do Sul, as chuvas se concentrarão no sudoeste e no extremo norte do estado, com um total semanal de cerca de 100 mm. A região leste deve receber menos de 20 mm.
O vídeo impressionante da tempestade de poeira foi feito por volta das 18h30 (horário local). Nas imagens é possível ver uma densa cortina de poeira encobrindo a Serra do Amolar, na região do Acurizal. Há possibilidade da nuvem ter levantado cinzas que ficaram ao solo após as queimadas deste ano no bioma.
Voluntários do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) fizeram o vídeo do fenômeno que durou cerca de 1 hora. Em minutos, a densa cortina de poeira encobre o local que abriga uma fauna e flora singulares.
O Pantanal abriga uma diversidade única, incluindo várias espécies ameaçadas, ao todo são:
- ?3,5 mil espécies de plantas
- ?325 espécies de peixes
- ?53 espécies de anfíbios
- ?98 espécies de répteis
- ?656 espécies de aves
- ?159 tipos de mamíferos
ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
O Inmet emite alerta e traz previsão de calor acima da média; Onda de calor deve atingir principalmente MS e interior do Sul, com risco de temporais isolados em algumas regiões
Continue Reading ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
Winter Storm Fern: Tempestade “histórica” com neve atinge os EUA e acende alerta no agro
EUA fica “coberto por neve”; Tempestade de inverno – Winter Storm Fern – se espalha por dezenas de estados, derruba energia e freia logística; frigoríficos, leite, grãos e varejo sentem o impacto da combinação entre neve, gelo e frio intenso
Café futuro derrete e fica R$ 210 abaixo do físico; produtor recua nas vendas antecipadas
Mercado “invertido” pressiona contratos futuros e faz produtor priorizar o café disponível, enquanto comercialização da safra de café 2026/27 segue lenta
Gigantes inauguram na China granja mais tecnológica do mundo com 1.000 matrizes; vídeo
Parceria entre Hendrix Genetics e Grupo Huanshan marca avanço estratégico com foco em eficiência, sanidade e sustentabilidade na produção de suínos.
Soja sob ataque: doenças crescem e preocupam produtores; monitoramento é fundamental
Com o progresso das doenças na cultura, e expectativas elevadas para a produção nacional, soluções de alta performance, como o fungicida premium Excalia® Max, promovem proteção de potencial produtivo da planta.
A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama
Apreensão, mortes e contradições: disputa por 337 cabeças expõe o Ibama e termina com perda de mais de 35% do rebanho. Em entrevista exclusiva, o advogado do produtor revela os bastidores e, ainda, como um caso de negligência na guarda dos animais levanta debate sobre tais operações
Continue Reading A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama





