Produzindo cerca de 5.040 toneladas de carne e 118.665 toneladas de grãos, a Fazenda Roncador conta com uma área de 152 mil hectares – área maior que toda a Região Metropolitana de São Paulo -, com infraestrutura de uma cidade moderna.
Já imaginou uma “cidade” em formato de fazenda? Escola, supermercado, igreja, quadra de esportes, clínica odontológica e estação de tratamento de esgoto. Não é exatamente numa cidade que moram cerca de mil pessoas com toda essa infraestrutura em Mato Grosso, mas sim na Fazenda Roncador, uma das maiores propriedades produtivas do mundo. Com 152 mil hectares, metade dos quais matas nativas e áreas de preservação permanente, uma das maiores propriedades agropecuárias do país, encontrou uma solução inteligente e lucrativa para a prática da sustentabilidade no agronegócio.
Dos 76 mil hectares produtivos, 26 mil são de pecuária e 30 mil do sistema integrado soja-boi, em que durante cinco meses vigora a agricultura e nos sete meses restantes, a pecuária, com capim plantado nessa mesma área. Os outros 20 mil hectares são dedicados a uma joint venture para a produção de soja e milho. Nessas terras, também se começa a praticar a integração entre plantio e gado.
A área é pertencente ao Grupo Roncador, sócio de empresas como a companhia de concessões rodoviárias CCR, da construtora Serveng e da Zarvos, incorporadora de imóveis de alto padrão de São Paulo. O grupo ainda possui minas e usinas de beneficiamento de calcário, importante na recuperação do solo na agricultura.
Da primeira à última lavoura, a extensão é de 120 quilômetros. Só do centro da cidade até a administração da fazenda são nada menos que 64 quilômetros de distância em estrada de terra. Ao perguntarmos a um borracheiro na cidade o caminho da estrada, ele respondeu: “pode torá aí!”.
Criada na década de 1970, a Roncador quis trilhar esse caminho de uma forma diferente. Há mais de uma década, o grupo decidiu aderir ao sistema de integração lavoura-pecuária, iniciando plantações de soja, mas mantendo o gado. A floresta plantada, além de gerar renda, também faz sombra e garante bem-estar ao rebanho.
A rotatividade soja-boi surgiu na Fazenda Roncador, como uma alternativa para equacionar um problema comum aos fazendeiros: o esgotamento da terra e a consequente perda de lucratividade. A implantação do modelo na fazenda foi se dando aos poucos, como explicou Pelerson Penido Dalla Vecchia, CEO do grupo e neto de Pelerson Soares Penido, que deu início à fazenda em 1978. “Subimos degrau por degrau, de olho nos resultados e corrigindo a rota”, diz ele. Um percurso que fez a Roncador saltar em 25% a produção de carne, saindo de 4.150 toneladas em 2009 para 5.040 toneladas em 2021. Já a colheita de soja passou de 45 mil toneladas em 2014 para as atuais 119 mil toneladas.
Para alcançar esses resultados, Pelerson Penido investiu em dois pilares de seu negócio: gestão e altíssima tecnologia, com monitoramento de tratores e colheitadeiras conectadas, além do uso de imagens de satélite. A fazenda também pratica o manejo humanizado, utilizando apenas linguagem corporal e bandeiras para movimentação do gado. Todo o rebanho é criado no pasto. Dos animais destinados ao abate, somente 40% passam três meses em confinamento.
“COLHEMOS ATÉ TRÊS SAFRAS POR ANO: UMA DE SOJA, UMA DE MILHO E OUTRA DE CARNE”
A manutenção da produtividade de carne decorre da genética animal, resultando do cruzamento de um touro espanhol com zebuínos, o chamado Rubia Gallega. Hoje, o gado fica pronto para abate em um ano, enquanto na maioria das fazendas isso ocorre com até três anos.
O Grupo Roncador é uma referência em pecuária no estado de Mato Grosso, onde trabalha com cria, recria e engorda de bovinos desde 1978. A Fazenda Roncador, que deu seu nome ao grupo, está localizada no município de Querência e conta com um rebanho de cerca de 70 mil cabeças de gado, criado a pasto, num sistema de integração lavoura-pecuária, e um confinamento para terminação dos animais.
Raça Rubia Gallega
O grupo ainda é responsável por um dos maiores programas de inseminação da raça rubia gallega do mundo (com 28 mil inseminações anuais). A Rubia Gallega é uma raça muito antiga, de origem espanhola, conhecida por sua rusticidade e qualidade genética e que se adaptou bem ao nosso clima, tanto às altas temperaturas quanto às épocas de chuva. A Rubia proporciona uma carne comprovadamente mais saudável que as outras.
A carne da Rubia Gallega pode ser considerada mais saudável que outras carnes vermelhas. Além de ter menos gordura e mais proteínas, possui uma quantidade menor de fibras, garantindo mais maciez, sabor e suculência.
“INTENSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES E INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS. QUANTO MAIS AGRICULTURA, MELHOR FICAM OS NÚMEROS DA PECUÁRIA.” PELERSON PENIDO DALLA VECCHIA
Certificado Onça-Pintada
Preservamos a mata nativa, que representa 47% da nossa fazenda, e estimulamos a vida selvagem, permitindo a livre circulação de animais silvestres como a onça. A Fazenda Roncador é a primeira fazenda do país com esse certificado.
“Estimulamos a livre circulação dos animais silvestres como onças, araras e antas. Nossas florestas são vivas. Quase 900 cabeças de gado foram abatidas por onças-pintadas em 2018, o que indica que esses grandes mamíferos vivem em nossas florestas e são muito bem-vindos”, segundo o site da fazenda.
Diferenciais da Fazenda Roncador
Como parte da estratégia de aprimoramento, a Roncador também passou a investir na profissionalização e qualificação de seus funcionários, para que todos pudessem trabalhar tanto na pecuária quanto na agricultura. “O pessoal do gado também colhe soja. Está todo mundo de braço dado”, diz Pelerson. Em 2009, eram cerca de 70 colaboradores; hoje são 426.
Outra iniciativa importante foi reduzir o uso de defensivos agrícolas, com a utilização de controle biológico de pragas. Graças a essas diversas iniciativas, entre as certificações recebidas pela Fazenda Roncador está a “Produzindo Certo” da Aliança da Terra, que atesta o equilíbrio entre a produção, o respeito às pessoas e ao meio ambiente.
O Grupo Roncador fica novamente entre as 500 empresas que crescem mais rapidamente no continente americano, de acordo com o ranking de 2022 do jornal Financial Times (FT Americas).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
A organização projeta que a adoção de inteligência artificial pode reduzir custos, melhorar a produtividade entre setores e reconstruir padrões tradicionais do comércio global.
Continue Reading IA pode elevar comércio global em 14 pontos percentuais até 2040, diz OMC Chuvas fortes na segunda quinzena de novembro impulsionam o crescimento das lavouras de soja e mantêm o solo úmido para a safra.
Continue Reading Como se preparar para a chuva na lavoura de soja? De acordo com a companhia, serão investidos cerca de 460 milhões de reais, sendo 250 milhões de reais na aquisição e o restante em capex.
Continue Reading BRF adquire fábrica de alimentos processados na China Confira a lista das maiores raças de cães do mundo, destacando suas características principais e diferenças em tamanho, comportamento e função histórica. Os cães, além de serem os melhores amigos do homem, apresentam uma incrível diversidade de tamanhos, formas e personalidades. Algumas raças, em especial, se destacam pelo seu porte imponente e tamanho impressionante. Confira…
Continue Reading Conheça as 10 maiores raças de cachorro do mundo Um dos mais importantes touros Gir Leiteiro da CRV Lagoa, faleceu, deixando um legado inigualável no melhoramento genético e na produção leiteira do Brasil. A pecuária leiteira brasileira perdeu um de seus gigantes. Fulminante FIV CAL, um dos mais importantes touros Gir Leiteiro da CRV Lagoa, faleceu, deixando um legado inigualável no melhoramento genético e…
Continue Reading Morre a lenda, um dos maiores nomes do Gir Leiteiro no Brasil Estão previstos ventos de até 100 km/h, podendo causar interrupções no fornecimento de energia e riscos de alagamentos.
IA pode elevar comércio global em 14 pontos percentuais até 2040, diz OMC
Como se preparar para a chuva na lavoura de soja?
BRF adquire fábrica de alimentos processados na China
Conheça as 10 maiores raças de cachorro do mundo
Morre a lenda, um dos maiores nomes do Gir Leiteiro no Brasil
ALERTA LARANJA: INMET prevê chuvas intensas de até 100 mm; confira as regiões em risco