Confira o vídeo do maior navio boiadeiro do mundo, Ocean Shearer está no Brasil embarcando 22mil cabeças de gado, fato aconteceu em 2016.
O maior navio boiadeiro do mundo! O Ocean Shearer tem 189m por 33m e capacidade para aproximadamente 22.500 cabeças de gado, sim, um curral com capacidade pra mais de 22 mil animais e ainda flutuante! Ele está atracado neste momento em São Sebastião/SP fazendo o carregamento de animais e ração! Com capacidade total de 33.000 toneladas!
O gado é da multinacional australiana Wellard que está realizando seu primeiro embarque de gado vivo pelo Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Segundo a Scot Consultoria, o perfil dos bovinos dessa primeira operação é de animais novos, de até 300 quilos, produtos de cruzamento industrial, além de anelorados e das raças Angus, Bradford, Hereford e outras europeias.
A área de prospecção abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, afirma a consultoria. Os embarques devem ser feitos em dois navios da empresa, construídos especialmente para a atividade de transporte de carga viva, sendo um com capacidade para 22 mil cabeças e o outro, para 7,5 mil.
Vídeo gravado por Rudi Zamboim
O maior navio de fertilizantes do mundo
O Porto de Santos recebeu o maior navio de fertilizantes de sua história no fim do ano. O Panamax Ostria está carregado com 71 mil toneladas de sulfato de amônio a granel, destinados à empresa Rumo Logística.
A operação teve como destino final o terminal da companhia em Rondonópolis (MT). A embarcação partiu do Porto de Yantai, na China, no dia 13 de outubro. A chegada em Santos está prevista para o dia 27 de novembro e a atracação no Termag deve acontecer no dia 13 de dezembro.
“Isso é fruto de nossa estratégia comercial e parceria com o Termag para aumentar o tamanho dos navios carregados com fertilizantes e priorizar o uso do modal ferroviário. Já havíamos batido o recorde com o navio Ultra Lynx, de 61 mil toneladas, e agora estamos indo ainda mais longe”, disse o gerente comercial da Rumo, Raphael Tulio.
“Navios maiores, aliados ao carregamento ferroviário, são mais produtivos, trazem ganho de escala com redução de custos e aumentam a capacidade efetiva de todo o sistema logístico.”
Em oito meses de operação do terminal de Rondonópolis, a Rumo deve movimentar mais de 750 mil toneladas de fertilizantes destinadas a Mato Grosso. Segundo a empresa, o volume é cerca de 20% do que foi importado no ano inteiro para o estado.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
“Temos como estimativa ultrapassar 2 milhões de toneladas em 2019, atingindo aproximadamente 50% do que é importado pelo Estado em menos de dois anos de projeto”, disse Tulio. Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apontam que Mato Grosso é o principal consumidor de fertilizantes do Brasil.