Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil alcance 153,5 milhões de toneladas de soja na safra 22/23; Mato Grosso é o maior produtor nacional
A produção de soja brasileira 2022/23 caminha para um novo recorde. Segundo a estimativa Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra deve chegar a 153,5 milhões de toneladas, crescimento de 22,2% em relação ao ciclo anterior, com a produtividade média de 3.551 kg/ha. A área de plantio é um dos fatores para o novo recorde. Estima-se um crescimento de 4,6% comparado ao ciclo passado, totalizando 43,4 milhões de hectares.
A safra de soja começou a ser colhida nesta terça-feira (20), na Fazenda Itamarati, do grupo Amaggi, no Mato Grosso. Este é o maior produtor de soja do Brasil, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Nesta safra, o estado utilizou 11,73 milhões de hectares para a soja e cresceu 2,95%. A colheita estimada para o estado é de 41,46 milhões de toneladas.
O Imea tem a expectativa de colher 58,51 sacas de soja por hectare no estado., um crescimento de 1,8% na comparação com a safra anterior. “Apesar de o indicador estar acima do observado no ano passado, algumas regiões registraram falta de chuvas no mês de novembro, o que limitou o potencial produtivo. Além disso, segue a preocupação quanto às chuvas na hora da colheita da soja, o que pode influenciar no aumento de grãos avariados”, informa o reporte semanal do Imea.
Com o início das operações de colheita começam a aparecer muitos vídeos e imagens nas redes sociais, principalmente de produtores jovens que publicam conteúdo diariamente. No vídeo abaixo é possível ter a dimensão da super colheita de soja na Fazenda Itamarati, do Grupo Amaggi em Campo Novo do Parecis (MT). A super operação é composta por 40 colheitadeiras em linha, confira o vídeo incrível:
Dentre as dezenas de comentários é possível ver as pessoas orgulhosas do agro brasileiro – “Dá gosto de ver! Sem contar a alegria em saber a quantidade de emprego que uma operação dessa gera!” – “Que coisa mais linda, assusta qualquer produtor dos EUA (risos)” – “O verdadeiro Brasil! Muito bem representado. O agro em grande escala e a agricultura familiar que leva o que se tem de melhor pra nossa mesa.”
Somente o grupo Amaggi produziu em 2021 cerca de 1,3 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre elas soja, milho e algodão, e possui uma base de relacionamento comercial com aproximadamente seis mil produtores rurais no Brasil. A empresa é uma das maiores produtoras de grãos e fibras do Brasil e atua também nas áreas de commodities, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos, transporte fluvial e rodoviário de grãos e operações portuárias, além de geração e comercialização de energia elétrica renovável.
O outro vídeo é do ‘influencer do agro’ Gustavo Pruckniesky, ele possui, somente no Instagram, mais de 170 mil fãs. Gustavo se tornou um sucesso nas redes sociais ao mostrar o dia a dia do campo e da convivência em família, em Campo Verde, a 159 km de Cuiabá. Conhecido como “Os Pimentinhas”, em referência ao clássico filme dos anos 90, Gustavo e o tio Mateus Pruchniesky, de 16 anos, se divertem com vídeos curtos para as redes sociais enquanto trabalham, seja no trator, no armazém ou em casa.
Confira o vídeo:
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que o Brasil alcance 153,5 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.