Os produtores de grãos do Mato Grosso do Sul e do Brasil precisam acrescentar um item a mais na lista de desafios para safra 2015/16. Os ataques de “javaporcos” as lavouras.
*Artigo atualizado
O javaporco é uma cruza do javali com o porco doméstica , eles foram trazidos da Europa para a América do Sul, principalmente a Argentina e o Uruguai, e chegaram ao Brasil pelo Rio Grande do Sul.
A agressividade, a facilidade de adaptação e a ausência de predadores ou competidores naturais levam o javali a figurar na lista das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo.
Os animais vem gerando prejuízos financeiros consideráveis, destruindo tudo o que encontra pela frente com seu apetite voraz, além disso, há o risco em transmitir doenças nos criatórios industriais de suínos, podendo gerar prejuízos para a propriedade na suspensão de exportação do produto e na consequente eliminação do rebanho.
A cada temporada, os ataques dos animais nas plantações estão crescendo na mesma proporção que a população aumenta. Algumas soluções vem sendo usadas pelos produtores, como o uso de cercas elétricas e em alguns casos apelando até para os rojões para poder espanta-los.
A caça controlada foi autorizada pelo Ibama em 2013, porém, o instituto exige que o caçador faça um cadastro e, se for usar armas, protocole uma declaração em uma de suas unidades.
Fonte facebook.com/carlos.ranieri.165