Seca no Pantanal gera aglomeração impressionante de jacarés em açude; Gado segue morrendo de fome e sede, as imagens são impressionantes. Veja!
Um produtor rural da região da Nhecolândia, área do pantanal em Mato Grosso do Sul, registrou em vídeo uma aglomeração de jacarés que surpreende pela quantidade de animais reunidos em uma área praticamente seca.
As imagens foram registradas no último domingo, em um dos açudes da fazenda Palmeirinha, e as falas do produtor mostram a surpresa dele com o cenário encontrado. “Estamos preocupados, pois este era o último açude com água. Durante todo o tempo em que moro no Pantanal, nunca vi tanto jacaré junto num lugar só”, diz ele no vídeo, surpreso ainda com o gado atolado no mesmo açude.
De acordo com a assessoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal), uma equipe de pesquisadores se deslocou até a fazenda Palmeirinha para analisar com mais detalhes os motivos da aglomeração dos jacarés.
Em entrevista, o doutor em Ecologia e tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA-MS) Ednilson Paulino Queiroz afirmou que, apesar de impressionante, a cena não é rara.
“A situação observada na propriedade rural não é atípica, especialmente na época de seca, como a que enfrentamos nos últimos meses. Esses animais têm características ectodérmicas, o que significa dizer que precisam de água para equilibrar a temperatura corporal”, explicou ele.
Segundo o especialista, na época da seca, é comum os animais migrarem para lagoas e açudes, em busca de água e alimento.
“O fato aconteceu porque o açude secou, já que os jacarés podem conviver pacificamente. No entanto, quando faltam condições de sobrevivência podem acontecer duas situações: o controle populacional e o canibalismo, que são instintos de preservação da espécie.”
Queiroz acrescentou que as chuvas registradas nas primeiras semanas de novembro devem devolver o equilíbrio ao local. “O acontecimento é decorrente da estiagem intensa observada nos últimos meses, porém, as chuvas ocorridas nas primeiras semanas de novembro devem reestabelecer o equilíbrio e encher o açude”, afirmou.
- Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
- STJ decide: recuperação ambiental pode afastar indenização por dano – entenda como isso impacta o produtor rural
- Sebrae Minas vai conectar cafeicultores ao mercado e a tendências de inovação e sustentabilidade durante a SIC
- Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
- Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Vídeo enviado da Fazenda Palmeirinha:
No meio do Pantanal, na região conhecida como Boca do Caronal à beira do Rio Taquari, centenas de jacarés se amontoam no açude de fazenda Palmeirinha. Eles quase não se movem. O som ao redor é do gado com forme, descreve o pantaneiro que diz nunca ter visto nada igual em uma seca na região.