Ao que tudo indica, a Ranger EV irá conviver com a picape tradicional a combustão por algum tempo (até a virada total para eletrificação). Nova Ford Ranger elétrica já tem data marcada; CONFIRA!
Bastante especulado dentro da estratégia de eletrificação da Ford, o projeto que dará origem à inédita versão puramente elétrica da picape Ranger aos poucos vai tendo detalhes revelados. De acordo com relatório recente ao AutoForecast Solutions, a configuração EV está em pleno desenvolvimento e já tem até data marcada para começar a ser produzida em série: agosto de 2029. Nova Ford Ranger elétrica já tem data marcada; CONFIRA!
Ainda segundo a publicação, a inédita Ranger elétrica será produzida no moderno complexo fabril BlueOval City, no estado norte-americano do Tennessee, e terá a companhia de outros utilitários puramente elétricos da marca nas linhas de montagem. Entre os principais, a próxima geração da picape F-150 Lightning e o futuro Bronco totalmente EV (ambos com lançamento programado para o final desta década).
Ao que tudo indica, a Ranger EV irá conviver com a picape tradicional a combustão por algum tempo (até a virada total para eletrificação) e será construída sobre uma plataforma diferente. Nesse sentido, todos os rumores apontam para a arquitetura TE1, desenvolvida especialmente para veículos elétricos dedicados. Dessa forma, a picape já nascerá pensada para eletrificação total e seguirá parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de EVs.
A Ford não esconde que desenvolveu a nova geração da Ranger já preparada para eletrificação e dará o primeiro passo nesse sentido com o lançamento de uma variante híbrida. A estreia acontecerá em 2024 e servirá para preparar o terreno para a versão puramente elétrica. O batismo Ranger Lightning, a exemplo da F-150, vem sendo bastante cogitado.
Antes de a versão elétrica chegar às lojas, a Ford vai lançar uma Ranger híbrida em meados de 2025. Nenhum detalhe técnico da picape foi revelado, mas este arranjo combina dois motores – combustão e elétrico – e um conjunto de baterias que pode ser carregado na tomada.
A Ford Maverick híbrida é uma boa referência do que podemos esperar da futura Ranger. A picape intermediária foi lançada nos Estados Unidos em 2021 e pode marcar até 17,8 km/l na cidade. Segundo a Ford, sua autonomia é de 960 km.
Portanto, é plausível assumir que a Maverick híbrida pode emprestar todo o seu powertrain para a Ranger. Neste caso, estamos falando de um motor 2.5 a gasolina, capaz de desenvolver 164 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, combinado a uma unidade elétrica de 128 cv e 23,9 kgfm.
O câmbio é do tipo eCVT, acoplado no motor elétrico. Pela proposta urbana, a Maverick híbrida é oferecida apenas com tração dianteira.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
E no Brasil?
Por aqui, a nova geração da Ranger será lançada em 2023 inicialmente somente com motores turbodiesel. A produção será concentrada na Argentina, onde a fábrica de Pacheco está recebendo investimentos da ordem de US$ 580 milhões para produzir o modelo. A opção eletrificada também tem grandes chances de ser lançadas, mas apenas em um segundo momento.
Fonte: Motor1.uol
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.