49 cabeças de gado, bezerros e vacas com cria morreram no local, além de dois cavalos. Donos da fazenda Ilha Grande, em Eldorado, calculam prejuízo de R$ 100 mil.
As fortes chuvas que caíram em todo o estado de Mato Grosso do Sul neste sábado (23), também deixaram estragos na fazenda Ilha Grande, em Eldorado, a 442 quilômetros de Campo Grande. A ventania decorrente da tempestade derrubou fios de energia, que caíram em cima de uma cerca próxima ao local onde ficam os animais da fazenda.
Diversos animais morreram na tarde deste sábado (23), na cidade de Eldorado após o temporal que atingiu várias regiões de Mato Grosso do Sul. 49 cabeças de gado, bezerros e vacas com cria, além de 2 cavalos, morreram eletrocutados (veja o vídeo abaixo).
A conta do desastre calcula que pelo menos 50 animais, entre bois e cavalos, morreram após uma fiação cair sobre a cerca de uma fazenda.
O prejuízo ficou na conta do produtor rural Antônio Vicente dos Santos Lacerda, segundo o site Terceiro Canal. De acordo com as informações, os animais estavam próximo a cerca quando ocorreu a descarga elétrica.
Um vídeo gravado por um produtor rural mostra a cena após a chuva passar na fazenda. É possível ver diversos animais mortos, deitados ao lado da cerca. De acordo com os donos da propriedade rural, os animais estavam próximos se abrigando da chuva quando houve a queda da fiação, causando o choque elétrico.
O produtor ainda não contabilizou o tamanho do prejuízo com a perda dos animais. Segundo anunciado acima, o prejuízo é de cerca de R$ 100.000,00 para o pecuarista. Ele tenta recorrer a uma forma de tentar minimizar o prejuízo junto a empresa responsável.
Ainda segundo os proprietários, um veterinário foi chamado até a fazenda para tirar fotos e realizar um laudo para pedir ressarcimento à empresa concessionária de energia no estado.
Veja o vídeo:
Procurada, a Energisa respondeu que o acidente está sendo apurado pela empresa para correta identificação do ocorrido.
Ventania deixou estragos no interior e na capital
As fortes chuvas deste sábado (23) também deixaram estragos na capital e em municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a tempestade veio acompanhada de raios e rajadas de ventos que chegaram a 65 quilômetros por hora. Conforme o meteorologista Natálio Abrão, a chuva que durou a madrugada toda foi de 61,4 milímetros.
Em Ponta Porã, 100% da cidade ficou sem energia entre sábado e domingo, após a força dos ventos derrubar sete torres de transmissão. De acordo com a Energisa, a previsão é que o restabelecimento total da energia no município aconteça até a noite deste domingo (24). Segundo o meteorologista Natálio Abraão, entre a noite deste sábado e a manhã de domingo, foram registrados 43,1mm de chuva em Ponta Porã.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Previsão para segunda-feira (25)
A semana começa com temporais previstos para o norte do estado de São Paulo. Regiões como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas e algumas outras áreas vão receber chuva forte com raios e rajadas de vento. Em áreas do sudoeste e sul do estado, o tempo fica encoberto mas não chove. Na metade leste, o que inclui o litoral, região metropolitana e Vale do Paraíba, a condição é de garoa nos períodos da manhã e da noite, com predomínio de tempo fechado e poucas aberturas de sol.
Em Mato Grosso do Sul a chuva dá uma trégua. Na metade central e sul do estado, o que inclui a capital, o sol aparece entre poucas nuvens ao longo do dia e o tempo fica firme. No norte do estado ainda vão ocorrer pancadas de chuva, que intercalam com períodos de céu nublado.