Vídeo: falha elétrica causa a morte de 75 toneladas de tilápia no Paraná

A tragédia aconteceu na Capital Nacional da Tilápia, cidade de Nova Aurora no estado do Paraná, maior produtor de pescados no Brasil

Uma falha no sistema elétrico de uma propriedade especializada em piscicultura causou a morte de 150 mil tilápias, aproximadamente 75 toneladas de peixes. A ocorrência foi registrada da cidade de Nova Aurora, no oeste do Paraná, conhecida por te rum dos maiores criadores de peixes do estado.

Conforme apuração da RICtv Maringá, houve uma falha no sistema elétrico, responsável pela oxigenação do tanque de criação de tilápias. Com o derretimento de parte da fiação, os peixes ficaram sem oxigênio.

Além disso, existe um sistema de alarme que é acionado ao detectar qualquer problema no tanque. Porém, a sirene não disparou. A principal suspeita é que o alarme tenha ficado sem carga na bateria.

A ocorrência foi registrada na primeira semana de janeiro. Os proprietários do criador encontraram os animais boiando no açude. As tilápias mortas foram retiradas com auxílio de tratores.

Importância da cidade na produção de pescado

Os brasileiros estão consumindo mais carne de peixe em suas refeições e para acompanhar a alta, a produção de peixes de cultivo no país também cresceu. De acordo com dados Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), a tilápia é o peixe mais cultivado na piscicultura brasileira.

O oeste do Paraná se destaca como a região que mais produz tilápia no país. No município de Nova Aurora, a atividade gera cerca de 800 empregos diretos e beneficia mais de 250 produtores familiares.

Além disso, impactou positivamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes. A produção de tilápia da cidade já foi, inclusive, reconhecida pelo governo do estado com o título de Capital Paranaense da Tilápia. A homenagem foi sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro, à partir do Projeto de Lei (PL) 5.104/2019, apresentada pelo senador Flávio Arns (Rede-PR).

Destaque também nas exportações

A tilápia foi a espécie de destaque nas exportações, representando 95% do volume exportado em 2024, seguida por bagres e curimatás. Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações brasileiras da piscicultura, destacando-se também o crescimento dos embarques de filés frescos de tilápia.

A tilapicultura é a indústria mais importante da aquicultura brasileira. Atualmente a tilápia lidera o ranking entre as espécies cultivadas, respondendo por 60% da produção nacional de pescado, o que corresponde a mais de 300 mil toneladas anuais. Desde 2016, a Região Sul é a principal produtora do país, com destaque para o Paraná na liderança estadual.

Com informações de RIC Mais

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM