Vídeo de clínica especializada em procedimentos cirúrgico em equinos viraliza nas redes sociais e internautas destacam a importância dos veterinários
Uma clínica especializada em cirurgia ortopédica de equinos divulgou em suas redes sociais algumas imagens de como é feito uma cirugia de correção de lesões de tendões de um cavalo. O vídeo já alcançou milhões de visualizações. A clínica, EquiTom, fica na zona rural de Lummen, na Bélgica, próximo da capital, Bruxelas. O procedimento foi executado em uma potra jovem com lesões nos tendões da pata dianteira.
Chamado de Stifle TOC, normalmente esses problemas se desenvolvem em potros entre 4-8 meses de idade.A cirurgia clássica consiste na remoção artroscópica dos fragmentos da TOC. Isso deixa tecido cicatricial dentro da cartilagem, o que pode resultar em perda de desempenho e, portanto, perda de valor comercial do cavalo.
Isso pode ser evitado por uma técnica de recolocação em que o cavalo mantém sua própria cartilagem e as radiografias voltam ao normal. Os retalhos de cartilagem destacados são recolocados com parafusos ou hastes reabsorvíveis.
Essa técnica cirúrgica foi aprimorada pelo Dr. Hans Wilderjans nos últimos 10 anos e oferece bons resultados se os potros forem operados entre 6 e 11 meses de idade. Segundo as informações da publicação a carreira desportiva normal ao mais alto nível, sem perda de valor do seu cavalo quando vendido.
Confira o vídeo:
@equitom Le petit souffrait de 2 lésions au niveau du tendon ?. Heureusement, l’équipe est intervenue à temps ?? #paarden #horseriding #chevaux #chevaltiktok #pferdliebe #chevalpassion #horsegirl #paarden ♬ The Last of Us (Remix) – 林怿
Nos comentários muitos internautas enalteceram a importância do médico veterinário – “Se soubessem que é da mesma forma que operam uma pessoa, não menosprezariam tanto os veterinários” – “A medicina veterinária é muito importante e essencial, antes um cavalo que tinha uma lesão como essa ou quando o seu casco era ferido, ou tinha a pata quebrada tinha que ser sacrificado, é uma grande evolução e ajuda os animais”.
“Perdi meu cavalo há alguns dias, e foi surreal o que a equipe de veterinários fez pra tentar salvá-lo. É uma profissão linda demais!” – disse outra internauta.
Os cavalos precisam de espaço adequado e bom manejo, a fim de evitar estresses desnecessários que podem afetá-lo negativamente. Os cavalos que ficam em baias, por exemplo, possuem melhor manejo nutricional em comparação aos que ficam a pasto com ingestão sem controle. Contudo, a artroscopia, por sua vez, vem sendo frequentemente empregada em cavalos de baia em decorrência do estresse o qual são submetidos, considerando que participam de esportes e tarefas com esforço físico considerável.
Os equinos são rotineiramente utilizados no transporte e tração, esportes como corridas e vaquejadas e, nos últimos anos, vêm sendo aplicados em terapias de diversos tipos, como, por exemplo, a equoterapia. É uma espécie lucrativa, que movimenta cerca de bilhões de reais, principalmente no esporte e lazer.
Concomitante ao crescimento econômico, gera empregos, pois são necessários atendimentos e procedimentos veterinários, fornecimento de alimentos, tratadores, treinadores, dentre outros. Essa rentabilidade financeira e benefícios do uso do cavalo estão correlacionados ao seu porte físico, uma vez que a estrutura anatômica e fisiológica desses animais permitem tais ações.
Com esse método, é possível visualizar o interior da articulação e áreas não acessadas por outras técnicas, além de diagnosticar doenças e lesões articulares discretas ou em estágios iniciais. Essa valorização da técnica de artroscopia ocorre devido aos seus benefícios, principalmente por não causar traumas nas cavidades sinoviais, reduzir complicações cirúrgicas e, em decorrência disso, apresentar alta taxa de êxito, menor tempo de recuperação e prognóstico favorável.
Com o avanço da artroscopia na medicina em sua totalidade, a técnica foi se aprimorando, os instrumentos se tornando mais tecnológicos e seguros. Este fenômeno garantiu a fidelidade dos diagnósticos devido à alta qualidade que o vídeo do procedimento proporciona, otimizando o tempo na execução da técnica. Apesar de ser uma técnica com ampla aplicabilidade em equinos, existem relatos do seu uso em outras espécies, como bovinos, cães e gatos.
Após o procedimento, a técnica proporciona ao animal uma recuperação rápida e com alta possibilidade de retornar as atividades, principalmente em cavalos atletas.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.