A picanha é um corte de carne bovina muito famoso entre os brasileiros, e é uma das carnes mais famosas em se tratando de churrasco.
A dificuldade está em escolher a melhor peça de picanha, já que um pequeno deslize pode comprometer o resultado final do seu churrasco ou receita.
Dizem os especialistas no assunto que as picanhas de qualidade e boas para o consumo devem ser pequenas, triangulares e com a camada de gordura grossa, o que garantirá uma carne mais macia. Segue vídeo do YouTube, que ensina escolher uma boa peça de picanha e também saber reconhecer quando o que servem à você nos restaurantes é de fato picanha ou se você está “levando gato por lebre”. O vídeo é realmente muito bom, vale à pena assistir se você também tem dúvidas e pretende conhecer um pouquinho mais sobre a carne tão amada no churrasco dos brasileiros.
Confira abaixo o vídeo explicando como identificar o corte da picanha
História da Picanha
Conforme informação do “playboy” Baby Pignatari, o mesmo frequentava muito a churrascaria “Bambu”, que ficava nas proximidades do Aeroporto de Congonhas/São Paulo onde era grande apreciador de Alcatra. Certa vez a casa recebeu, por engano, outro tipo de carne vinda da Argentina e a serviu a Pignatari.
O “playboy” apreciou muito a carne e perguntou ao churrasqueiro argentino de que parte do bovino era tal delícia. Este respondeu que de esta parte donde se pica la aña, ou seja, onde o carreteiro pica (fere) o boi com a aña. Aña é uma palavra argentina para a haste de madeira com ponta de ferro usada para atiçar os bois. Daí, de “pica” + “aña (anha)” veio a denominação dessa carne do traseiro dos bovinos. via Churrascaria do Gaúcho