O projeto de lei do vereador Mehde Meidão da cidade de Votuporanga proíbe a utilização de animais de qualquer espécie para fins de entretenimento.
Uma proposta que está em trâmite na Câmara Municipal de Votuporanga interior do estado de São Paulo promete dar o que falar. O projeto de lei proíbe a utilização de animais de qualquer espécie para fins de entretenimento. Se aprovada, a proposta do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso (PSD) proíbe a utilização de animais de qualquer espécie para fins de entretenimento em festas dos peões e rodeios.
Com a medida listamos os eventos que não poderão mais ocorrer:
- Circos;
- Festas de peões;
- Rodeios;
- Touradas;
- Vaquejadas;
- Farras do boi;
- Laçadas de bezerro;
- “Fut Boi”;
- Pega-do-garrote;
- Laço em dupla (team roping);
- Calfroping (laço do bezerro);
- Team Penning;
- Bulldogging;
- Bullriding;
- Sela Americana (saddlebronc);
- Bareback;
- Cutiano;
- Bullriding;
- e eventos similares.
A proposta não se aplica a eventos como leilões, exposições de animais, cavalgadas e hipismo.
Segundo Meidão, a medida tem o intuito de evitar que animais sejam objeto de abusos e maus-tratos durante a realização de eventos de entretenimento como circos, festas de peões, rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi, laçadas de bezerro, entre outros. Ainda conforme o parlamentar, o projeto “atende aos anseios de nossa comunidade que cada vez mais quer a proteção dos animais de todas as espécies”.
O vereador destaca que é notório o efeito traumático causado aos animais durante a realização dos eventos, onde eles ficam extremamente em situação de estresse. “Entendemos ser pertinente que o Poder Público Municipal faça sua parte promovendo a proteção desses animais no âmbito local, garantindo a preservação de sua vida em todos os aspectos”, apontou o legislador.
Adaptado do site acidadevotuporanga.com.br – Daniel Castro