Alerta do Inmet aponta chuva intensa em muitas áreas do Brasil; Previsão do tempo é de chuva de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica e alagamentos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou neste sábado (13) três avisos de alerta de chuvas intensas no país ao longo do fim de semana. A previsão do tempo é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O fim de semana é de alerta para muita chuva no Sul do Brasil, especialmente sobre o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A combinação de grande infiltração de umidade marítima, ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil e a intensificação de uma baixa pressão atmosférica no extremo norte da Argentina vão manter as condições para formação de muitas nuvens de chuva sobre o Sul do Brasil, apontou o Clima Tempo, neste sábado.
A combinação de circulação de ventos e umidade vai favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo nos próximos dias.
Confira os destaques da previsão do tempo para este domingo (14) em todo o Brasil, segundo o Clima Tempo, com alerta para as áreas de instabilidade divulgadas pelo Inmet:
Sul
A região sul está sujeita a instabilidades, apresentando muitas nuvens e possibilidade de chuvas frequentes em todos os seus estados.
Especificamente na faixa leste, as condições são de céu encoberto e chuvoso, com potencial para temporais durante todo o dia.
Sudeste
No norte e oeste de Minas Gerais, o clima se mantém estável, enquanto no nordeste mineiro, norte do Espírito Santo e nas regiões do litoral sul e Baixada Fluminense ocorrem chuvas leves e esporádicas.
Prevê-se também chuvas intermitentes no norte paulista e nas demais regiões de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
No restante de São Paulo, prevalece um céu nublado com chuvas a qualquer hora, especialmente no litoral sul onde persiste o tempo chuvoso e encoberto.
Centro-Oeste
Condições climáticas estáveis prevalecem no Distrito Federal e no extremo leste de Goiás. Instabilidades causadas por um sistema de baixa pressão afetam o centro-leste de Mato Grosso do Sul, o extremo leste de Mato Grosso e o oeste de Goiás, com chuvas que podem ser intensas.
As demais áreas da região podem esperar chuvas principalmente no período da tarde e à noite, ocasionalmente acompanhadas de raios.
Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) incita temporais no litoral do Maranhão, com precipitações frequentes. As outras regiões do Maranhão, assim como Piauí e Ceará, terão chuvas em forma de pancadas à tarde.
Chove também continuamente na faixa litorânea que vai do Rio Grande do Norte a Sergipe. No interior desses estados, o tempo é mais aberto, embora haja pancadas de chuva à tarde.
Na Bahia, o sol domina na região central, com chuvas isoladas e leves no extremo sul. As outras áreas do estado terão chuvas ao final do dia.
Norte
Predomina o tempo firme no norte de Roraima. Contudo, chuvas frequentes ocorrem no leste do Acre, no extremo sul do Amazonas, no centro-sul e norte do Pará, e no norte, sul e leste do Amapá.
Outras áreas da região enfrentam pancadas de chuva e trovoadas, principalmente à tarde, com maior volume de precipitação esperado no noroeste do Pará.
Veja as 3 regiões com alerta de chuva intensa, segundo o Inmet
- No Norte, as áreas com previsão de temporais incluem nordeste paraense, Marajó, Baixo Amazonas, sudoeste paraense, norte do Amapá, região metropolitana de Belém, centro amazonense e sul do Amapá.
- Outro alerta inclui centro-sul mato-grossense, centro norte de Mato Grosso do Sul, leste rondoniense, sudeste mato-grossense, pantanal sul mato-grossense, sudoeste de Mato Grosso do Sul, sudoeste mato-grossense, norte mato-grossense, nordeste mato-grossense, leste de Mato Grosso do Sul e Madeira-Guaporé.
- No Sul, as áreas com previsão de temporais incluem sudoeste rio-grandense, Grande Florianópolis, centro ocidental rio-grandense, região metropolitana de Porto Alegre, sudeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, norte catarinense, sul catarinense, região serrana, centro oriental rio-grandense e nordeste rio-grandense.
“Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, concluiu o instituto em seus alertas.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Jeff Bezos investe milhões em vacina para reduzir metano do gado
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, investiu cerca de R$ 44 milhões de em um projeto pioneiro que visa desenvolver uma vacina que reduziria as emissões de metano do gado. A pecuária, um dos pilares da economia global e essencial para a segurança alimentar, está no centro de uma iniciativa pioneira financiada por Jeff Bezos,…
Continue Reading Jeff Bezos investe milhões em vacina para reduzir metano do gado
Abiove projeta produção recorde de soja em 2025
Segundo a entidade, com estimativa de produção recorde de soja em 2025, o processamento deve alcançar 57 milhões de toneladas em 2025, crescimento de 4,6% ante 2024.
Continue Reading Abiove projeta produção recorde de soja em 2025
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
A Associação Brasileira de Brangus vem a público manifestar sua contrariedade às restrições anunciadas pela rede Carrefour à produção agropecuária dos países do Mercosul.
Continue Reading Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
São Paulo terá rebanho rastreado a partir de 2025: entenda o novo sistema
O Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de São Paulo (SIRBOV-SP) será implementado a partir de 2025; Entenda o sistema que promete revolucionar a pecuária paulista.
Continue Reading São Paulo terá rebanho rastreado a partir de 2025: entenda o novo sistema
Gigante brasileira se torna maior exportadora de frutas com receita estimada de R$ 1,4 bilhão
A aquisição da El Abuelo permite à Agrícola Famosa, uma gigante brasileira, garantir o fornecimento de melões e melancias durante os 12 meses do ano, algo inédito para o mercado europeu. Empresa se torna maior exportadora de frutas da Europa.
Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira
Produto à base de cama de aves desenvolvida pela Terraplant reduz uso de produtos químicos
Continue Reading Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira