
O churrasco é uma tradição de Norte a Sul do país. Mas você sabe quais os melhores cortes para o churrasco, e quais suas características?
Mais do que uma refeição, o churrasco é um acontecimento: ele serve para comemorações, encontros, eventos, refeições em família. No Rio Grande do Sul é tradição dos domingos. Mas será que os assadores realmente sabem os melhores cortes para o churrasco? E você? Vamos ajudar.
Para começar, escolha uma carne de qualidade, com um corte para cada ocasião. Este corte não pode ser feito de qualquer jeito, porque isso influencia diretamente no sabor da carne. A picanha, por exemplo, precisa ter um corte não muito grande, sem ultrapassar 1,4 kg, senão a maciez dela será totalmente comprometida.
Se você tiver uma churrasqueira muito grande também, será melhor aquecê-la com cautela e saber combinar esses cortes nela. Peças grandes de carne precisam de churrasqueiras maiores, assim o calor fica bem distribuído e a carne assa com perfeição.
Entenda melhor quais os melhores cortes para o churrasco:
Alcatra
É extremamente saborosa e pode ser preparada como você quiser na churrasqueira. Porém, por ter menos gordura, ela resseca mais rapidamente. Portanto, fique atento ao prepará-la para que a carne não perca sua suculência.
Costela
Com uma capa de gordura que pinga quando é assada e atenua o sabor da carne, ela é a escolha de muitos. Requer mais paciência para preparar, pois uma boa costela é feita com horas de dedicação. Quando pronta, ela se desmancha na boca.
Contrafilé
Presente nos pratos brasileiros de norte a sul, o contrafilé é um corte excelente para quem quer um sabor marcante. O ideal é deixar ele mal passado, para não endurecer a carne.
Fraldinha
Super-recomendada para quem não pode abusar da gordura e busca comer um churrasco sem receio de exagerar nas calorias. A fraldinha possui pouca gordura e é concentrada em fibras. Portanto, aproveite!
Maminha
Prepare ela em brasa bem quente. Mantenha a capa de gordura para o calor concentrar todo o sabor no centro da carne. Esse corte é um espetáculo, perfeito para quem busca maciez.
- Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
- De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
- Conheça o melhor touro Nelore da história
- Filmes e séries imperdíveis para apaixonados por cavalos
- Com cerca de 105.000 cabeças de gado, fazenda brasileira é maior que várias nações
Picanha
Com apenas um pouco de sal grosso, na medida certa, a preferida dos brasileiros assa perfeitamente em um pedaço inteiro ou em fatias. Sua maciez é difícil até de descrever.
