Veja os campeões e campeãs de desempenho da raça Canchim em 2024

Associação Brasileira de Criadores de Canchim apresentou os grandes campeões e campeãs da 14ª PCAD / TEA Nacional da Raça; mensuração de metano e avaliações de fêmeas foram novidades de 2024

A Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN) apresentou os grandes campeões da 14ª PCAD / TEA Nacional da Raça Canchim – Edição 2024. A prova foi realizada no Instituto de Zootecnia (IZ) em Sertãozinho, interior de São Paulo, os trabalhos foram um esforço coletivo entre a associação de criadores da raça, Embrapa Pecuária Sudeste e o Instituto de Zootecnia (IZ) de Sertãozinho. As avaliações começaram em julho com a adaptação dos animais.

Ao longo dos últimos meses os animais realizaram o Teste de Eficiência Alimentar (TEA), já concretizado por cinco anos consecutivos, e contou com a participação de 29 machos. A grande novidade deste ano foi a avaliação reprodutiva de 20 fêmeas, proveniente de sete criatórios, de diversos estados do Brasil.

O ano foi de grandes desafios para o Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (SP), a fazenda sofreu mais uma vez um incêndio de altas proporções, a devastação dos pastos e os danos na casa onde os pesquisadores costumam ficar hospedados antecipam a proporção dos prejuízos no local, cujas inovações ajudam em avanços da pecuária. Segundo as pesquisadoras, o incêndio de 2024 foi ainda pior que o de 2021, que também causou grandes prejuízos.

PCAD Canchim Final 1
Foto: Marcio Peruchi

No mês de agosto tivemos um incêndio devastador aqui no Centro que destruiu 98% das nossas áreas de produção, então o impacto foi gigantesco, tivemos três dias de emergência em relação à segurança das pessoas e dos animais que estavam aqui, foram desafios bastante intensos. Todo nosso planejamento foi por água abaixo, tivemos que nos reinventar, em relação a situação geral do centro e não apenas ao teste do Canchim, então o restabelecimento dos testes foi a nossa prioridade após essa emergência, e a gente teve que criar soluções para esses desafios, o planejamento a longo prazo ficou comprometido, nós tivemos ajuda de muitas pessoas e nós conseguimos manter o teste até o final e apresentar os resultados”, contou Sarah Bonilha, Pesquisadora e diretora do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho.

A Dra. Cintia Righetti Marcondes, da Embrapa Pecuária Sudeste e responsável técnica da prova, destacou a necessidade  da gente estar sempre melhorando a forma de avaliar os animais, incluindo novas características, novas ferramentas, a importância de associar a genotipagem a esse trabalho todo.

PCAD Canchim Final 2
Foto: Marcio Peruchi

“Hoje estamos aqui no Instituto de Zootecnia encerrando mais uma prova Canchim de avaliação de desempenho e teste de eficiência alimentar nos machos e a inédita prova de fêmeas de desempenho e reprodução onde também tivemos a entrega aos criadores que foram premiados por esse trabalho ao longo de toda uma vida na seleção dos animais. Medir a eficiência e a emissão de metano foi a novidade também nos machos do teste de eficiência alimentar e promover valor agregado, ganhos, colocação no mercado e esse ineditismo que o Canchim sempre teve esse papel entre as raças compostas é muito importante, enfatizou a Dra. Cintia.

presencao feminina durante a prova final do canchim
Foto: Marcio Peruchi

 Segundo Fabio Morato Monteiro, Pesquisador do Instituto de Zootecnia as fêmeas entraram por volta dos 13 meses e saíram com 17 meses, nesse período foi realizado a avaliação de desempenho e eficiência alimentar e junto a avaliação reprodutiva dessas fêmeas para identificar alguns parâmetros e relacionar com o desempenho na prova.

“Nessa avaliação nós acompanhamos e fizemos a avaliação da contagem de folículos antrais que é uma característica reprodutiva que hoje está sendo muito estudada, acompanhamos o aparecimento do indicativo de que elas estão ciclando, e no final, na última avaliação nós induzimos a ciclicidade desses animais e fizemos uma IATF para determinar por volta de 15 meses como elas estariam na parte de eficiência reprodutiva então no final eu acho que é bom salientar que junto com a prova de desempenho é interessante identificar nesses animais as características reprodutivas, eu acho que somando essa característica a parte reprodutiva é muito importante, identificar os animais que são mais precoces, fazer uma prova de desafio como a gente fez da IATF, pois é uma idade que não é usual, então são esses parâmetros que a gente tem que dar continuidade”, disse.

femeas da raca canchim campeas de desempenho 2024
Foto: Marcio Peruchi

A pesquisadora do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, Maria Eugênia Mercadante, salientou a importância da mensuração de metano dos machos.

“Porque é importante [mensurar o metano]? Porque o mundo se comprometeu em diminuir a emissão de gases de efeito estufa, e um deles é o metano e como nós somos do melhoramento estamos fazendo um balanço e obtendo informação da emissão de metano individual de bovinos. Então se tiver esse dado, por exemplo, um bovino de um ano de idade emite 175 gramas de metano por dia você pode fazer uma estimativa de quanto o seu rebanho está emitindo. É  importante ressaltar que aqui a gente mediu no contexto de prova de ganho de peso e eficiência alimentar, é uma dieta com um bom pasto, bem cuidado na época das águas, quanto mais fibra o animal consumir mais ele emite metano, porque o metano vem da fermentação das fibras, mas a gente não pode pensar que isso é ruim porque na verdade a vantagem do ruminante é essa câmera de fermentação que ele tem e usa fibra que nenhum outro animal usa para produzir um produto de alta qualidade que é a carne e o leite. Dentro desse sistema de produção a gente quer possivelmente identificar aqueles animais que emitem menos e mais metano, assim como os animais mais eficientes para consumir menos alimentos e produzir mais e assim emitir menos metano”, explicou.

machos da raca canchim campeoes de desempenho 2024
Foto: Marcio Peruchi

Para Maury Dorta Júnior, Coordenador do Programa Embrapa/Geneplus, o grupo de criadores da raça ter um banco de dados onde possa analisar esses dados, gerar informações de qualidade é algo fundamental para o programa de melhoramento conseguir trabalhar e ajudar esses criadores a fazer melhoramento e selecionar pelas características de interesse.

 “Então ter um banco de dados que tenha qualidade de informações é fundamental para que se tenha um ponto de partida para poder gerar DEPs e informações que vão ser depois aplicadas no campo na seleção dos animais, e essa seleção vai acontecer para as características que são importantes e de interesse econômico no qual a raça está inserida, de adaptação, desempenho, qualidade de carcaça, tudo o que é importante para a raça. E, tendo esse conjunto de dados, é papel do programa de melhoramento e da Embrapa/Geneplus estar com os criadores no dia a dia, no campo, aplicando essas informações na seleção, é isso que de fato vai fazer a diferença. O Geneplus é um agente nessa equação, faz parte desse processo junto com o criador”, comentou.

machos da raca canchim campeoes de desempenho 2024 2
Foto: Marcio Peruchi

Silvia Freitas, Superintendente de Registro Genealógico da ANC “Herd-Book Collares”/PROMEBO destacou a importância do criador possuir a certificação técnica atestada por um inspetor técnico que garante qualidade de fenótipo desses indivíduos.

“Pode ter a certeza que estará levando para a casa e vai ter na sua propriedade reprodutores com alta capacidade de reportar bons bezerros, animais produtivos, sem falar nas matrizes animais com todo controle genealógico de padrão racial, aptas a reproduzirem excelentes produtos inclusive para a própria reposição do plantel de fêmeas. Então a Associação Nacional de Criadores trabalha com um rigoroso sistema que coleta as informações prestadas pelos nossos criadores, tanto de cobertura e nascimento, quanto o trabalho feito pelos inspetores técnicos a campo. Temos um rigoroso controle de inseminação artificial de propriedade desses animais, e um sistema apto que proporciona ferramentas para que cada criador consiga gerenciar a sua propriedade em diferentes âmbitos, então você que tem interesse em entender mais sobre registro genealógico faça contato com a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares e agregue valor aos seus animais”, enfatizou.  

Laerte Rochel, Coordenador do Programa de Melhoramento Genético PROMEBO, explicou que o programa vem se adequando às exigências do mercado e a tendência positiva da raça Canchim com ganho de peso tanto na desmama quanto no sobreano, além do rendimento de carcaça.

“Pois não basta selecionar animais que têm bom desenvolvimento de peso, mas também animais com excelentes cortes com rendimento de carcaça que é isso que vai trazer uma maior lucratividade para os criadores e uma maior receita no fim do processo que é o mercado, que é a carne na mesa do consumidor. É de imenso prazer vir apresentar um pouco dos resultados que a raça Canchim tem no programa, a gente ver que metade dos animais que são registrados são avaliados pelo Promebo isso nos orgulha muito. E ver que os resultados que a raça Canchim vem apresentando nos últimos tempos é fruto de muito trabalho, esforço e dedicação daqueles criadores e selecionadores da raça, e nos enche de orgulho. Temos orgulho de disponibilizar os resultados tendo o Promebo como ferramenta de seleção através de acasalamentos e outros softwares como facilitadores para aqueles usuários do programa como o catálogo de arremate que hoje a gente apresentou, um software desenvolvido para a utilização dos criadores e facilitador na comercialização e valorização dos animais”, afirmou.

criadores de charoles- cacnhim
Foto: Marcio Peruchi

O criador Cesar Adams Cezar, da Cabanha Cezar, foi convidado para ser o jurado da final, ele estava acompanhando do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês, Rodrigo de Oliveira Mascarenhas de Souza e André Gomes, conselheiro técnico da raça Charolês e criador de Canchim. Cesar parabenizou todos os envolvidos no programa pela condução da prova e desempenho dos animais.

“Essas novilhas são fantásticas, esse é o futuro da seleção. Primeiramente cumprimento a Dra. Silvia pelo trabalho da Embrapa, lá no Rio Grande do Sul nós também temos uma parceria forte muito coesa com a Embrapa Pecuária Sul, acreditamos firmemente nesse trabalho de trazer dados objetivos a nossa seleção, me chama atenção esse belíssimo trabalho que estão conduzindo com a ajuda dos técnicos para chegar a esses animais. Cumprimentos ao pessoal do Instituto de Zootecnia e parabéns pela condução da prova, beleza dos animais e desempenho deles, essas novilhas são fantásticas, são aquilo que realmente vocês devem procurar dentro desses objetivos, fiquei muito contente pelos resultados, prova muito bem conduzida muito obrigado e parabéns aos vencedores”, finalizou.

Segundo Maury Dorta Júnior, Coordenador do Programa Embrapa/Geneplus em 2007 quando participou do workshop de melhoramento genético no IZ foi o primeiro ano onde houve a inversão da raça Nelore, foi o primeiro ano onde a venda de sêmen de touro de prova superou a venda de sêmen de touro de pista.

E isso nós estamos falando de 17 anos e foi um marco. Hoje a venda de sêmen touro de prova representa 99% então tivemos ali uma mudança de mentalidade na pecuária do criador. A avaliação genética se consolidou como uma ferramenta indispensável tanto para o selecionador de gado puro quanto para o criador que produz carne comercial. É um trabalho constante, hoje a gente está trabalhando em cima da avaliação genética genômica ainda há muita dúvida e ainda a muito o que se fazer em termos de divulgação do que isso de fato representa para o criador e nós como programa Embrapa/Geneplus como instituição que trabalha com melhoramento genético temos a obrigação de atuar também nesse ponto na informação, no processo de conscientização dos criadores, de capacitação, e de expandir esse conhecimento para que o melhoramento genético deixe de ser um mito que as vezes ele é e para que se esclareça pontos que precisam ser esclarecidos e para que a gente como pecuária consiga ser cada vez mais produtivo e eficiente”, destacou.

machos da raca canchim campeoes de desempenho 2024
Foto: Marcio Peruchi

Segue a lista dos campeões da PCAD Canchim 2024

FÊMEAS

  • Campeã: 6244 Palanta Canta Galo (Canchim Canta Galo)
  • Reservada Campeã: 2482 B-03 SJ (Fazenda São Joaquim)

Campeãs do desempenho CAR:

  • 1ª Colocada – 2482 B-03 SJ (Fazenda São Joaquim)
  • 2ª Colocada – 6244 Palanta Canta Galo (Canchim Canta Galo)
  • 3ª Colocada – 2492 B-09 SJ (Fazenda São Joaquim)

MACHOS

  • Campeão Progênie de pai: E-Duke da Ilma (Canchim Ilma)
  • Reservado Campeão Progênie de pai: Invicto de Prata 13173P1 IZ MN da Ilma (Canchim Ilma)
  • Campeão: 14226 Maestro da Ilma (Canchim Ilma)
  • Reservado Campeão: 11661 da Embrapa (Embrapa)
  • Elite Ouro: 14226 Maestro da Ilma (Canchim Ilma)
  • Elite Prata: 11661 da Embrapa (Embrapa)
  • Elite Bronze: 14230 Maestro da Ilma (Canchim Ilma)
  • CAR Ouro: 2490 (Fazenda São Joaquim)
  • CAR Prata: 7964 (Fazenda Zuca Sobral)
  • CAR Bronze: 6264 (Canchim Canta Galo)

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM