Veja o ‘porquê’ de todas as fazendas de pecuária adotarem a cerca elétrica rural

O sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) deve ganhar ainda mais espaço nas propriedades rurais do Brasil

O Brasil é muito criticado na questão ambiental e o produtor rural é tido, na maioria das vezes, como o ‘vilão’ do meio ambiente, porém, se analisados os números, a verdade é o oposto. Para acabar com essas narrativas o país vem adotando vários sistemas de integração entre lavoura, pecuária e floresta é com o uso dessa tecnologia que o Brasil espera superar a marca de 30 milhões de hectares em ILPF até 2030. A estratégia de produção consiste na utilização integrada de diversos sistemas agrícolas, pecuários e florestas.

todas as fazendas de pecuária adotarem a cerca elétrica rural
Foto: Divulgação

Nos próximos anos, o sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) deve ganhar ainda mais espaço nas propriedades rurais do Brasil. Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 3,3 milhões de hectares dedicados ao sistema ILPF, seguido pelo Mato Grosso, com 3,2 milhões, e Rio Grande do Sul, com 2,2 milhões. O Paraná tem apenas 633 mil hectares dedicados ao sistema ILPF, dados da Rede ILPF.

Brasil tem a maior área de preservação ambiental do mundo. Somando áreas atribuídas às terras devolutas e as áreas privadas destinadas à preservação, nós temos 66% do território brasileiro destinado a áreas protegidas. Sabendo disso a única solução plausível ao produtor é a intensificação.

Para ajudar os produtores a resolver os problemas de divisas de áreas na ILP e ILPF, a Isolar Cercas Elétricas conta com diferentes soluções. O kit de instalação completa é indicada para uso na divisão de piquetes para aproveitar as divisões já existentes ou redividir os pastos de acordo com o número de animais e as forrageiras cultivadas.

Choque Bruto - instalacao de cerca eletrica rural
Foto: Choque Bruto

“Trata-se de uma tecnologia consolidada na pecuária brasileira e que pode ser utilizada por pequenos, médios e grandes produtores. Totalmente adequável ao tamanho das propriedades. Trata-se de uma importante contribuição do agronegócio brasileiro para o aumento da produção animal com diminuição de custos para o produtor”, explica Rholyston Cordeiro, da Isolar.

Os produtores rurais estão começando a utilizar a cerca elétrica para dividir os piquetes nas fazendas, principalmente pelo fator custo. Segundo eles, o investimento neste tipo de material tem sido mais seguro e eficiente do que o tradicional, o que exige menos insumos, tempo de instalação e gastos com mão de obra. Depois da pandemia, houve reajustes nos insumos e produtos agrícolas, na média, a instalação custa metade da cerca tradicional.

Segundo o profissional, normalmente você nunca encontra uma propriedade rural em que as cercas elétricas estarão 100% em conformidade com os parâmetros técnicos. Tudo isso, por falta de conhecimento, por não fazer a instalação correta dos componentes. “Às vezes, o produtor comprou o aparelho, os acessórios, as peças certas e de material bom. Mas na hora de instalar, não fez da forma certa.” – lamentou Cordeiro.

Rholyston é um dos maiores especialistas na área de cerca elétrica do país, ele mantém o Instagram @choquebruto, nele o profissional compartilha várias dicas essenciais para o bom funcionamento da cerca elétrica rural. Você também pode falar pelo WhatsApp, clicando aqui. Ou ainda pelo formulário abaixo:

[gravityform id=”3″ title=”true”]

Existe um custo benefício muito grande para a otimização na criação de animais principalmente nesse novo modelo intensivo de pecuária que o Brasil vem pregando.

A cerca elétrica é essencial para o manejo rotativo, pois é ela quem permitirá a contenção dos animais dentro da área determinada para eles pastarem naquele período. Por este motivo, ela precisa ser eficaz, ou seja, como o principio dela é conter o animal através da barreira psicológica (choque) e não física, ela precisa ser forte e potente o suficiente pra que o choque percorra toda a extensão.

Confira outras dicas que já compartilhamos aqui no site:

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM