Veja a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil neste final de semana

Nuvens carregadas espalham chuva sobre muitas Regiões do Brasil; passagem de uma frente fria na Costa do Sul, associada a um ciclone, vai trazer chuva forte

Nesta sexta-feira (31) e nos dias seguintes, uma zona de convergência intertropical seguirá atuando sobre a região Norte do Brasil. As pancadas de chuva mais volumosas devem se concentrar entre o estado do Pará e o estado do Amazonas, onde temporais devem acontecer em vários momentos do dia, com altos volumes acumulados, inclusive, há alerta para novos transtornos principalmente em áreas do Pará – devido ao excesso de umidade dos últimos dias. Essas pancadas de chuva devem vir acompanhadas de rajadas de vento, entre 50 e 70 km/hora e, ainda, estão previstas descargas elétricas.

No Sul do Tocantins, o tempo deve ser firme e ensolarado, sem chuva, e nas demais regiões o tempo segue firme pela manhã e as pancadas de chuva acontecem de moderada a forte intensidade – entre a tarde e a noite – também acompanhadas de raios e trovoadas.

Quanto às temperaturas, a mínima na região deve ser de 23º graus, em Palmas, Belém e Macapá, e a temperatura máxima alcança a casa dos 30º graus em Manaus e 33º em Boa Vista.

Nordeste

No Nordeste do país, a zona de convergência intertropical segue atuante, porém com mais intensidade, sobretudo no estado do Maranhão; há alerta de temporais com rajada de vento entre 50 e 70 km/hora e, ainda, descargas elétricas.

Deve chover, entretanto com menor intensidade, entre a costa do litoral do Piauí, Ceará e, também, na faixa leste do estado. A chuva aparece de moderada a forte intensidade e também deve vir acompanhadas de rajadas de vento e raios, mas os acumulados vão ser menores.

Uma área de alta pressão vai impedir a formação de nuvens carregadas em boa parte da região, principalmente sobre a Bahia e o interior do Piauí, sendo assim, não há condição para chuva nessas regiões e o sol deve aparecer no céu, entre poucas nuvens.

É válido ressaltar que a condição de umidade relativa do ar para o estado baiano, pode ficar abaixo dos 30%.

Centro-Oeste

A partir desta sexta-feira (31), no Centro-Oeste, uma área de alta pressão impede a formação de nuvens carregadas, principalmente sobre todo o estado de Goiás. O sol deve aparecer, entre poucas nuvens, e não chove. Já em relação a Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o tempo fica firme, na sua maioria, entretanto, as pancadas de chuva podem aparecer entre a tarde e à noite, mas de moderada a fraca intensidade, com baixos volumes acumulados; ainda assim, podem vir acompanhadas de rajada de vento e também trovoadas.

Apenas no extremo Noroeste do Mato Grosso é que há alerta para temporais mais volumosos e que, ainda, devem vir acompanhadas de rajadas de vento, entre 50 e 70 km/hora.

As temperaturas nesta sexta-feira começam com 18º graus, em Brasília, 20º em Goiânia, e a temperatura máxima pode alcançar a casa dos 35º graus em Cuiabá e 32º em Campo Grande.

Sudeste

No Sudeste, uma área de alta pressão deve impedir a formação de nuvens carregadas na metade Norte de Minas Gerais, boa parte do Espírito Santo, no Triângulo Mineiro e no Norte de São Paulo; o tempo vai ficar firme o dia inteiro, com sol aparecendo entre poucas nuvens, não deve chover em nenhum momento.

Já em relação à Zona da Mata Mineira e a região serrana do Rio de Janeiro, o alerta é para temporais com rajadas de vento entre 50 e 70 km/hora, além das descargas elétricas.

Nas demais regiões, o tempo fica firme pela manhã e as pancadas de chuva aparecem de fraca a moderada intensidade entre a tarde e à noite, podendo vir acompanhadas de rajada de vento e de trovoadas.
Por fim, no Sul do Brasil, a passagem de uma frente fria na Costa do Sul, associada a um ciclone, vai trazer chuva forte – principalmente para metade sul do estado gaúcho. Os acumulados vão ser elevados, acompanhados, também, de rajadas de vento entre 50 e 70 km/hora. Em Santa Catarina e no Paraná chove, porém, com menor intensidade. A chuva também pode vir acompanhada de raios.

Quanto às temperaturas, o dia deve apresentar 17º graus em Curitiba, 22º em Florianópolis, e a temperatura máxima pode alcançar a casa dos 31º graus em Porto Alegre e 33º, na capital de Santa Catarina.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM