Objetivo é agilizar uma comunicação de abigeato, que é o furto de animais do campo como bovinos e equinos, e também o roubo de maquinários.
Visando garantir a segurança no campo e manter o patrimônio dos agricultores brasileiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançada o Sinal Agro , sistema de registro de furtos e roubos de animais e maquinário agrícola.
“O objetivo é agilizar uma comunicação de abigeato, que é o furto de animais do campo como bovinos e equinos, e também o roubo e furto de maquinários e defensivos agrícolas, que têm alto valor agregado”, diz nota da PRF.
Para fazer o registro, o usuário deve entrar no site da PRF e clicar no ícone correspondente, seguindo o passo a passo determinado. O registro também pode ser feito por telefone pelo número de emergência da PRF, o 191.
Após receber a comunicação, um PRF vai analisar e validar a ocorrência que será disparada para todos os policiais em um raio de 200 milhas (km) por meio de um alerta no funcional do smartphone.
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Produtor rural vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
O serviço funciona 24 horas por dia e, no futuro, será integrado a sistemas em funcionamento dos Estados para aumentar a cobertura de atendimento. Segundo a PRF, o registro no Sinal Agro não substitui o boletim de ocorrência, que deverá ser emitido pela Polícia Civil.
Um alerta PRF também que, em caso de falsa comunicação por meio do sistema, o cidadão pode incorrer em crime previsto no artigo 340 do Código Penal e está sujeito a pena de detenção – um a seis meses – ou multa.
Fonte: Agência Brasil