Ocorreram recentemente ajustes nos valores genéticos das raças Holandês e Jersey na base americana (provas de abril de 2018)
Alguns ajustes que ocorreram nas provas da base Americana de Abril/2018 impactarão nos valores genéticos dos touros das baterias de Holandês e Jersey. Uma atualização na metodologia de cálculo da Vida Produtiva (PL) gerou uma queda nos valores dos índices de seleção (TPI e JPI), com reflexos também na PL, DPR e NM$. Vale ressaltar que a queda ocorreu em praticamente todos os touros avaliados e, ainda, com efeitos maiores nos animais que estavam no topo dos rankings.
Segundo o Conselho Americano de Melhoramento Genético de Gado Leiteiro (CDCB — Council of Dairy Cattle Breeding), este ajuste gerou as seguintes quedas médias dos valores genéticos dos touros ativos:
Desta forma, espera-se uma queda generalizada nestes índices na grande maioria dos touros e, eventualmente, em outros índices genéticos. Com isso, os valores genéticos médios para as características citadas acima terão um ajuste natural na média da população de touros e nos indivíduos superiores e inferiores. Da mesma forma, faz-se necessário um ajuste nos valores nominais dos objetivos de seleção de touros para as referidas características.
Glossário
- TPI – Índice de desempenho total
- PL – Vida Produtiva
- JPI – Índice de Performance Jersey
- DPR – Taxa de Prenhez das Filhas
- NM$ – (Net Merit) – Mérito Líquido