O valor de referência projetado para o leite em maio no Rio Grande do Sul foi divulgado em R$ 2,4368 durante uma reunião virtual do Conseleite, realizada na manhã desta terça-feira (28/05).
A estimativa, elaborada pela UPF com base nos dados fornecidos pelas indústrias, considera a movimentação dos primeiros 20 dias do mês.Allan André Tormen, coordenador do Conseleite, destacou a delicada situação no campo, principalmente devido à incerteza sobre o real impacto das cheias nos custos de produção do leite.
Além das perdas de captação, ainda está sendo estimado o prejuízo nas estruturas das propriedades e nos estoques de grãos e silagem destinados à alimentação do gado no inverno. Ele mencionou que alguns produtores perderam toda a comida e estão alimentando as vacas com doações.
Apesar dos prejuízos, Tormen assegurou que não deverá haver falta de leite para o abastecimento do Rio Grande do Sul, ressaltando que a produção gaúcha também está presente em outras regiões além do Vale do Taquari, como o Planalto Médio, o Norte e o Noroeste do estado. Darlan Palharini, vice-coordenador do Conseleite, acrescentou que o Vale do Taquari representa apenas 9,3% da produção do estado, e expressou confiança na recuperação do setor.
Durante a reunião, o colegiado decidiu enviar um ofício ao governo do Estado solicitando a liberação de recursos do Fundoleite para programas das indústrias que possam ajudar os produtores neste momento de dificuldade. Além disso, o Conseleite optou por revisar a agenda de interiorização prevista para 2024 devido à situação das estradas gaúchas, e o próximo encontro, originalmente planejado para junho em Erechim (RS), será realizado de forma virtual.
VEJA TAMBÉM:
- Símbolo importante, cavalo pangaré é um dos mais usados nas fazendas
- Este é o melhor churrasco do mundo, mas não é o brasileiro
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.