Goiana deixa cidade para trás e compartilha vida na roça nas redes

Depois de deixar a grande cidade, influencer vai para a roça e, além de compartilhar sua vida nas redes, comercializa pintinhos caipiras através da internet

A vida no campo é, de longe, a mais emocionalmente e fisicamente saudável todos sabem, mas a história que descobrimos em Goiás é curiosa e interessante. Sabryna Bueno, de 33 anos morava na capital de Goiás, Goiânia, e tinha uma vida muito corrida mas já criava algumas galinhas em uma chácara afastada da cidade, mas a logística era complicada, pois o deslocamento todos os dias tornava a atividade cansativa, foi então que ela resolveu abandonar a cidade grande e ir morar na roça.

“Em dezembro de 2019 eu resolvi pedir demissão do meu emprego e, juntamente com eu esposo, resolvemos nos mudar para roça, viver do negócio de vender pintinhos, pois já criávamos galinha e vimos a oportunidade de obter uma renda do sítio. Nosso foco é retirar uma renda para que possamos viver mas também buscamos qualidade de vida, principalmente para nossa filha de 6 anos, que notadamente é mais feliz aqui” – nos contou Sabryna.

Sabryna usa o Instagram através da conta @sabryna.bueno para divulgar seu negócio e dar dicas importantes para a criação de pintinhos caipiras, ela já conta com mais de 200 mil seguidores no Instagram, mais de 40 mil no Youtube e vem crescendo dia após dia, ela adora esse tipo de iteração, pois ajuda bastante na divulgação do seu trabalho. Ao longo do tempo Sabryna percebeu que compartilhar o seu dia-a-dia também era um sucesso nas redes, e hoje ela parte do seu tempo criando vídeos.

“Eu uso o Instagram primeiramente para dar dicas para quem está iniciando no ramo da avicultura e que tem muitas dúvidas, mostrando as minhas experiências, porque tivemos muitos altos e baixos e por meio dos erros eu vou dando dicas para as pessoas, também incentivo-as, já que muitas tem o sonho de mudar para o interior, de ir para a roça e muitos acham que isso não é possível, então por meio das minhas postagens e das coisas que falo, eu mostro que isso é sim possível, basta querer”.

producao-de-pintinhos-caipira
Foto: Sabryna Bueno

Dicas para criação de pintinhos caipiras

Aproveitamos a experiência de Sabryna com o negócio e pedimos a ela que nos contasse um pouco das suas experiências e dicas para quem pretende começar esse tipo de negócio ou já esteja no ramo, vamos lá?

“Um erro comum que muitas pessoas comentem é querer vender de tudo, frango, pintinho, trabalhar com carne, com ovos etc., só que quando você tem uma criação para fins comerciais, ainda mais para quem não tem experiência, eu falo gente foquem em um só produto primeiro, você vai trabalhar com ovos, carne ou pintinhos porque quando não temos experiência acabamos ficando perdidos e não sabemos pra que lado socorrer porque cada um tem um trato diferente e um cuidado diferente, então foquem somente em uma etapa da avicultura.”

producao-de-pintinhos-caipira
Foto: Sabryna Bueno

Outra dica importante:

“Primeiramente faça uma pesquisa de mercado na região de vocês porque depende muito de região para região, a venda de pintinhos aqui é boa e os valores são bons, porém em outra região pode ser que os valores praticados podem não ser tão bons assim. A pesquisa indicará com qual etapa da avicultura será melhor você trabalhar, pois a demanda é essencial para o negócio. Depois disso, faça o planejamento da estrutura de raças que vão trabalhar e quantidade de aves, porque às vezes a pessoa começa a criar de supetão e não sabe nem de onde começar. Por exemplo, para vender ovos é necessário regularizar e ter documentos sanitários para o mesmo, então o planejamento é primordial.”

O Mercado de consumo de carne de galinha caipira no Brasil é uma tendência em função da busca dos consumidores por carne com produção não industrializada ou “orgânicas”. Logo a produção de pintinhos é essencial dentro da cadeia.

Trata-se de uma das atividades agropecuárias com perfil mais apropriado para os agricultores familiares, pois além de estar enraizada na tradição cultural dos produtores da região Nordeste e Norte do país, requer baixos investimentos, proporciona boa lucratividade e tem uma importância fundamental para a segurança alimentar das famílias. O frango caipira não compete, em escala de produção e custo, com o frango industrial, mas em qualidade e sabor da carne, atendendo a uma fatia de mercado que paga mais por essas características de apelo ecológico.

Para finalizar selecionamos algumas fotos da criação de pintinhos caipiras da Sabryna, e olha ela realmente sabe o que faz, confira:

producao-de-pintinhos-caipira
Foto: Sabryna Bueno
producao-de-pintinhos-caipira
Foto: Sabryna Bueno
producao-de-pintinhos-caipira
Foto: Sabryna Bueno
producao-de-pintinhos-caipira
Foto: Sabryna Bueno
producao-de-pintinhos-caipira
Foto: Sabryna Bueno
producao-de-pintinhos-caipira
Foto: Sabryna Bueno
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM