A primavera foi especialmente chuvosa, com alguns locais registrando mais de 1000 milímetros de precipitação no trimestre, ocasionando prejuízos e atrasos no plantio. Mas e na colheita? Vai chover? Confira
Na cidade de Tapera, no centro-norte do Rio Grande do Sul, a abertura nacional da colheita da safra de soja 23/24 está programada para esta sexta-feira (1º). As condições meteorológicas indicam tempo firme para os trabalhos em campo, apesar da nebulosidade devido à umidade do oceano e das condições abafadas. De acordo com Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, não são esperadas chuvas que possam atrapalhar as atividades.
Após três safras afetadas pelo fenômeno La Niña e pela escassez de chuva, resultando em quebras de safra no estado, o ciclo anterior da soja foi caracterizado pela abundância de umidade devido ao El Niño, com episódios de chuva excessiva. A primavera foi especialmente chuvosa, com alguns locais registrando mais de 1000 milímetros de precipitação no trimestre, ocasionando prejuízos e atrasos no plantio.
Para março, há previsão de mais chuvas no Rio Grande do Sul, o que pode interferir temporariamente na colheita, especialmente na segunda metade do mês. Recomenda-se acelerar os trabalhos em campo para aqueles que ainda não concluíram o plantio da soja. Em contraste, os volumes de chuva são menores no Paraná e em Santa Catarina.
No Brasil central, as pancadas de chuva não devem atrapalhar significativamente os trabalhos de campo, que estão mais avançados em comparação com a temporada anterior, de acordo com a Conab. Os maiores volumes de chuva são esperados no Matopiba e na região Norte, resultando em uma colheita mais tardia nessas áreas devido ao atraso no plantio.
Tempo nesta sexta
Para esta sexta-feira, a previsão inclui chuva no leste e litoral de Santa Catarina e do Paraná. Um cavado meteorológico está provocando chuvas mais intensas no interior do Paraná e em Mato Grosso do Sul, com potencial para granizo, conforme alerta de Arthur. No Sudeste, o tempo está instável em São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte do sul do Espírito Santo, com pancadas de chuva intercaladas com aberturas de sol.
Na região Nordeste, são esperadas muitas nuvens e pancadas fortes a qualquer momento, com aberturas de sol no Maranhão, Piauí e Ceará. No Norte, o ar quente e úmido favorece muitas nuvens entre o Amazonas, Pará e o Amapá, com risco ainda de temporais. Chove forte no extremo norte de Rondônia, e as pancadas continuam à tarde, com risco de trovoadas no Acre e no Tocantins.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.