Vai comprar um sítio ou fazenda? Veja como levantar os recursos

Preços das terras mais que dobraram nos últimos cinco anos; a primeira escolha que deve nortear seu pensamento é que tipo de atividade irá exercer na sua área, Agricultura? Pecuária? Ambas?

Em cinco anos, o preço das terras agrícolas no Brasil mais que dobrou, somando 108% de crescimento entre 2018 e 2023, segundo um relatório da Scot Consultoria. A alta das commodities agrícolas nos últimos anos, a valorização do boi gordo, do milho e da soja estão entre os fatores que contribuíram para o aspecto positivo do agro durante o período, incentivando a compra de terras.

De 2022 para o ano passado, o crescimento foi de 16,3%, representando R$4,4 mil a mais por hectare. Já o preço médio do hectare para pastagem teve um aumento mais expressivo de 19,6%.

A elevação dos preços das terras rurais bate tranquilamente a Bolsa de Valores Brasileira (B3). Nos últimos cinco anos, o Ibovespa, principal índice de ações do Brasil, rendeu 20,77%, logo o ditado que você deve ter ouvido em algum momento da sua vida de que: “Quem compra terra, nunca erra”. Quem escreveu isso, sabia perfeitamente que, sim, este pode ser um investimento seguro e rentável comparado a diversos outros bens duráveis.

Que atividade você vai praticar na área?

Devido ao seu tamanho continental, existem áreas que tem várias aptidões e outras nem tanto, você precisa definir muito bem que tipo de negócio desenvolverá e ver qual o valor que poderá pagar pelo hectare, a variação de valores é imensa, entretanto existem muitas oportunidades ainda.

A primeira escolha que deve nortear seu pensamento é que tipo de atividade irá exercer na sua área, Agricultura? Pecuária? Ambas? Certas regiões brasileiras são mais dedicadas e adaptadas à uma ou outra atividade, fique atento.

Ao decidir pela aquisição de uma propriedade rural, previamente ao fechamento do negócio, o interessado ou investidor deve adotar a cautela necessária para evitar surpresas e prejuízos futuros.

Ao iniciar as tratativas, especialistas recomendam a realização de uma due diligence imobiliária, que representa uma espécie de auditoria para investigação da real situação jurídica do imóvel em negociação, permitindo não só a mensuração e adequação do preço como também a identificação dos riscos e a definição de mecanismos que possam garantir o retorno do investimento em caso de eventuais transtornos futuros.

Quais são as opções de crédito rural para compra de terra?

Contar com o crédito rural para a compra de terra apresenta diversas vantagens para produtores agropecuaristas de pequeno a médio porte, pois possibilita a expansão da área produtiva, maximizando os lucros com o negócio.

Existem diversos programas e operações de empréstimo rural mais adequadas para diferentes necessidades que o produtor pode precisar. Para compreender a melhor opção, é preciso identificar os objetivos e as demandas para a compra e o financiamento de terras para a sua atividade agrícola e pecuária.

As opções de financiamento rural são diversas e apresentam inúmeras vantagens para os proprietários que buscam condições específicas para a compra de chácara, sítio ou fazenda. Diferentemente de outras modalidades de crédito, ele conta com taxas de juros menores e pagamento facilitado.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma opção de financiamento rural para aquisição de terras. Ele é um serviço federal, atualmente, sob coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Outra opção é o Pronaf, projeto do Governo Federal desde 1996, cujo objetivo é auxiliar pequenos produtores rurais ao contribuir para o crescimento do negócio e oferecer taxas de juros menores. Para isso, o pequeno agricultor precisa ter renda bruta anual de até R$ 50 mil e se enquadrar em categorias específicas de produção rural, dispostas na página oficial do Pronaf.

Uma outra opção, e uma das principais, é o empréstimo com garantia de imóvel. Mais conhecido como Home Equity, é uma oportunidade de conseguir condições de empréstimo mais atrativas, com parcelas flexíveis e juros mais baixos. Se você possui um imóvel, ele é avaliado para oferecer opções de crédito de até 80% do valor do bem, além de prazos estendidos de até 240 meses para você quitar as mensalidades com taxas à partir de 0,99% a.m + Selic.

A Crédito para Fazendas, em parceria com a MF RURAL, das consultoras financeiras Gabriela e Tainara, uma extensão do Grupo SG Agronegócios, é um exemplo disso. Para você que precisa fazer a aquisição de imóvel rural a empresa levanta os recursos através de fundo de investimento, que na maioria das vezes solicita garantia 2×1 e a taxa de juros sobre o valor liberado é à partir de 8% ano.

Segundo Gabriela, outra opção é o consórcio estruturado, onde a empresa trabalha com a oferta de lance para garantir a liberação do recurso para o cliente, as garantias são de 1×1, onde o próprio imóvel que vai adquirir serve, taxas partem de 3% ao ano.

Com a quantidade liberada, você pode comprar terrenos onde for mais vantajoso para a sua fonte de renda: seja para expandir a sua área ou para adquirir um local para armazenamento e distribuição da sua produção rural. Ele se diferencia de outras modalidades de empréstimo por usar o bem como garantia do pagamento do contrato.

Dessa forma, ocorre a alienação fiduciária. Nela, o bem é transferido para o credor até a quitação da dívida, evitando a inadimplência do contratante e o risco de prejuízo da instituição financeira.

Para simular o crédito é muito fácil, basta acessar o site creditoparafazendas.com.br ou diretamente com as consultoras, Gabriela e Tainara.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM