Vacas com claudicação se beneficiam do acesso livre a pastagens

Os estudos mostraram que mesmo um breve período de acesso ao pasto pode ser benéfico para a saúde dos cascos e a locomoção dos animais.

Muitas vacas leiteiras são alojadas em instalações com piso de concreto hoje em dia. Embora vários fatores ambientais e de manejo possam contribuir para a claudicação das vacas leiteiras, o ambiente do alojamento e a superfície em que as vacas caminham pode ser um dos mais influentes e potencialmente mais problemáticos.

Kathryn McLellan, Daniel Weary e Marina von Keyserlingk, da University of British Columbia, compartilharam em um relatório de pesquisa recente que mais de 25% das vacas leiteiras na América do Norte têm problemas de claudicação. Essa alta taxa de prevalência cria preocupações econômicas e de bem-estar animal.

Estudos anteriores descobriram que as vacas criadas a pasto têm uma menor incidência de claudicação. Além disso, os estudos mostraram que mesmo um breve período de acesso ao pasto pode ser benéfico para a saúde dos cascos e a locomoção dos animais. Sendo assim, a equipe da University of British Columbia decidiu avaliar se o pasto pode ser uma oportunidade de melhora na claudicação em vacas individuais.

No estudo, vacas com claudicação do Dairy Education Research Center da universidade foram alojadas juntas em um curral dentro de um celeiro freestall. Do total, metade das vacas teve acesso livre ao pasto por meio de um portão eletrônico. Durante sete semanas, os pesquisadores coletaram dados sobre o uso do pasto, comportamento de deitar e claudicação.

As vacas com acesso ao pasto passavam cerca de 15% do tempo lá fora, mas isso variava entre as vacas, de 0% a 40%. As vacas eram mais propensas a usar o pasto à noite, o que os pesquisadores especulam ser devido ao clima mais frio do lado de fora do que no galpão. As vacas com claudicação utilizavam o pasto principalmente para ficar em pé, preferindo deitar-se mais no estábulo.

Ao longo das sete semanas, menos da metade das vacas se recuperou da claudicação. As vacas com acesso ao pasto, no entanto, tiveram maior probabilidade de se recuperar e tiveram mais tempo com boa saúde dos cascos durante o período da pesquisa.

“Esses resultados sugerem que o acesso livre a pastagens é benéfico para vacas leiteiras com claudicação”, escreveram os pesquisadores. “Isso pode ser devido ao fato de o pasto fornecer uma superfície mais macia para as vacas ficarem em pé e permitir mais oportunidades de movimento.”

Eles concluíram que as vacas com claudicação utilizarão o pasto quando tiverem escolha e que o pasto ajuda na recuperação da claudicação.

Fonte: MilkPoint

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM