Referendo na Suíça fará eleitores decidir o destino dos chifres das vacas, iniciativa condena a descorna quase sistemática de bovinos e caprinos.
O bem-estar do animal é o tema central da iniciativa sobre os chifres de vaca. Os proponentes do referendo denunciam sofrimento desnecessário por causa da descorna. Os opositores argumentam que os animais sem os chifres teriam mais liberdade de movimento.
É um referendo sobre um símbolo suíço. Em 25 de novembro, os eleitores vão decidir o destino das vacas, e melhor dizendo, sobre seus chifres. A iniciativa condena a descorna quase sistemática de bovinos e caprinos: De acordo com os proponentes da iniciativa, apenas 10% das vacas suíças têm chifres. O governo federal informa que são 25%.
A votação mostra a disparidade entre a imagem da Suíça e a realidade em questão: cartazes publicitários, folhetos turísticos e barras de chocolate mostram vacas com chifres, embora elas sejam cada vez mais raras. Mas o debate se concentra principalmente no bem-estar do animal. O problema não é apenas a descorna, mas também as condições em que os rebanhos são mantidos, por exemplo.
Quem está por trás desta iniciativa?
Tudo começou com um fazendeiro da região dos Grisões, que vive na região montanhosa do Jura, no cantão de Berna. Armin Capaul realizou um pequeno milagre da democracia direta e conseguiu, praticamente sozinho, recolher as 100 mil assinaturas necessárias para lançar uma iniciativa popular.
- Manejo racional causa impactos sociais e financeiros
- Manejo melhora o bem-estar animal e lucro da pecuária
- Pesquisa: Vacas que recebem carinho produzem mais leite
O que pede a iniciativa?
O texto não exige a proibição da descorna, mas incentiva os pecuaristas a manterem os chifres dos animais. A iniciativa “Pela dignidade dos animais de criação (iniciativa sobre chifres das vacas)” propõe uma emenda no artigo 104 da Constituição para que o governo federal apoie financeiramente os “proprietários de vacas, animais reprodutores, cabras e bodes, que mantenham animais adultos com chifres “.
Os apoiadores da iniciativa pró-chifres lembram que trata-se das condições de vida do animal, da qual o chifre é uma parte integral. Eles acreditam que os chifres permitem que as vacas se reconheçam e desempenhem um papel na comunicação, digestão, manutenção e regulação da temperatura corporal. É perfeitamente possível criar gado com chifres livremente, desde que haja espaço suficiente para que os animais possam se mover sem esforço ou lesão.
- Bem-estar animal traz lucro e sucesso aos pecuaristas
- Artigo: O que ganhamos com o Bem Estar Animal?
- Tronco inovador tem melhor custo benefício
Os pecuaristas estão divididos
As organizações de agropecuaristas não têm posição comum sobre a iniciativa sobre os chifres das vacas. A Associação Suíça de Agricultores decidiu liberar a votação. A Associação das Organizações Agrícolas da Suíça Ocidental, pede agora a rejeição do texto, por considerá-lo uma “interferência indesejada”.
Adaptado do site swissinfo.ch