É de Jaborá a vaca mais produtiva do Brasil; A vaca, Cabanha Cassiano, produziu mais de 21 mil litros de leite em um ano. É a segunda vez que o produtor ganha o título. Confira!
A Cabanha Cassiano, de Carlos e Antônio Cassiano, volta a ser premiada. Já tinha o título de 2018 de rebanho campeão supremo no país, com melhor pontuação na raça do rebanho e maior produção de leite por rebanho. Agora, a comemoração mais recente é da vaca mais produtiva do Brasil de 2019. O animal, nascido na propriedade, “cria da casa”, é campeoníssima por produzir 21.136 litros nos 365 dias do ano passado, média de 69 litros/dia.
“Houve um dia de pico com 92 litros de leite produzidos por esta vaca premiada”, detalha o sócio da Cabanha, Carlos Cassiano.
De Jaborá para todo Brasil. É assim que a família dos produtores rurais Antônio e Carlos Cassiano estão reconhecidas pela qualidade do rebanho. Os agricultores receberam o título de Criador Supremo Da Raça Holandesa de 2018, da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH.
O objetivo desse trabalho anual é detectar os rebanhos que apresentaram o melhor desempenho no período dos últimos 10 anos, em conformidade com as regras comparativas já pré-estabelecidas pela Diretoria e Conselho Técnico da ABCBRH e outorgar aos proprietários dos melhores rebanhos nacionais o título conquistado pela família Cassiano.
ESTADO AMPLIA PRODUÇÃO DE LEITE EM MAIS DE 220% EM 21 ANOS
Santa Catarina se consolida como quarto maior produtor brasileiro de leite e registra crescimento recorde na produção. Um levantamento do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) demonstrou que, de 1996 a 2017, o aumento na produção estadual superou até mesmo a taxa de crescimento mundial.
“O leite é um dos destaques do agronegócio catarinense. Nos últimos anos tivemos um grande crescimento na produção e chegamos à quarta posição no ranking nacional. A produção de leite envolve uma cadeia produtiva extensa, com milhares de famílias e empregos gerados. O leite tem um impacto social e econômico muito significativo para o estado de Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.
Os catarinenses aumentaram em 223,5% a produção em 21 anos, três vezes mais do que a taxa nacional e quatro vezes mais do que o crescimento mundial. O único país que supera o desempenho catarinense é a China, com um aumento de 250,2% no mesmo período.
“Desde os anos 90, Santa Catarina vem se destacando não só em comparação com outros estados, mas também comparado a diversos países. Nesse período o crescimento na produção só foi menor do que a da China”, explica o analista da Epagri/Cepa, Tabajara Marcondes.
Produção crescente
Em 1996, Santa Catarina produziu 869 milhões de litros de leite e, em 2017, a quantidade saltou para 2,81 bilhões de litros. As estimativas da Epagri/Cepa são de que a produção catarinense deve superar com folga os três bilhões de litros neste ano de 2020, visto que seguiu crescente nos últimos anos.
O leite é um dos principais produtos da agropecuária do estado, são mais de 70 mil famílias envolvidas na atividade e o setor gera cerca de oito mil empregos diretos. O produto tem o terceiro maior faturamento da agropecuária catarinense, gerando receitas de R$ 3,72 bilhões em 2019.
Desafios
- Pesquisa aponta como melhorar o solo com calcário
- Vacas têm “melhores amigas” e sofrem com separações, revela pesquisa
- Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover
- STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025
- Gigante do confinamento acelera engorda e parceiros economizam, em média, R$ 132,80/boi
O setor produtivo do leite tem grandes desafios, entre eles, melhorar a infraestrutura, atender plenamente a demanda nacional e participar mais ativamente do mercado internacional.
Com um rebanho diferenciado e certificações internacionais, devido ao cuidado com a saúde animal, além de sistemas competitivos de produção, grande mix de derivados lácteos, empresas de renome nacional e internacional, e boa infraestrutura portuária, Santa Catarina está entre os estados brasileiros com as melhores condições de se tornar um player também no mercado internacional de lácteos.
Compre Rural com informações da SECOM/ESTADO