A Vaca “socialista” de Fidel Castro perdeu o título de maior produtora de leite do mundo e, agora, o título pertence a vaca da raça Girolando, e é brasileira; Ela bateu o recorde mundial produzindo mais de 127 kg de leite.
A pecuária leiteira é um dos principais setores da economia mundial, se destacando pela geração de emprego e, também, pela produção de um dos alimentos mais importantes para o ser humano, o leite. Dentro desse setor, o chamado torneio leiteiro é sempre esperado pelos apaixonados pelo mundo do leite. E foi justamente em um desses momentos que uma vaca Girolando do Brasil foi consagrada a maior produtora de leite do mundo.
A vaca leiteira recordista foi a vaca Marília FIV Teatro de Naylo. Em 2019, exatamente no dia 03 de agosto, ela bateu o recorde mundial produzindo mais de 127 kg de leite. A marca desbancou o recorde da vaca ‘Ubre Blanca’, que pertencia a Fidel Castro. Sob sua administração, Cuba tornou-se um Estado socialista unipartidário, a indústria e os negócios foram nacionalizados, e reformas socialistas foram implementadas em toda a sociedade. Castro morreu em Havana na noite de 25 de novembro de 2016, aos 90 anos
Sobretudo, o torneio leiteiro é um tipo de competição que tem como objetivo divulgar o potencial produtivo dos animais e apresentar ás pessoas a origem do leite que chega às suas mesas. Além disso, essa modalidade tem crescido bastante e, a cada dia, ganha mais relevância no cenário do agronegócio.
Todo ano temos os grandes torneios leiteiros, onde genéticas são postas à prova, animais mostram porque são considerados os maiores produtores de leite e, quase sempre, alcançam recordes mundiais. Mas a vaca em questão, ganhou o título em Agosto de 2019 e, até agora, não conseguiu uma candidata a sua altura.
Marília produziu 127,6 quilos de leite em 3 ordenhas. Só em março do ano seguinte, em 2020, a vaca girolando foi reconhecida oficialmente pelo Guinness, o livro dos recordes, como a vaca brasileira com a maior produção de leite do mundo em um único dia.
Segundo informações de um dos donos da vaca recordista, Gustavo Souza, aquele foi o primeiro torneio em que ela participou e já saiu com essa grande vitória. Marília nasceu em 16 de março de 2014, no criatório Girolando NS, localizado nos municípios de Bananal e Areias (SP).
A vaca é um animal da raça Girolando, uma grande raça para a produção de leite, se destacando no Brasil. Além disso, muitos dizem que a raça mudou a pecuária leiteira no país, trazendo melhores produtividades para as fazendas de leite. Ela é filha do touro Teatro em vaca Lord Lily, Marília se tornou recordista mundial nesse quesito, e um dos exemplares mais representativos do potencial da raça Girolando.
Referindo-se ao extraordinário resultado alcançado, registrado no Livro de Recordes – Guinness Book, assim se pronunciou o Sr. Luiz Carlos Rodrigues presidente da Associação; ”É uma grande conquista para todos que trabalham com o Girolando. Isso demonstra a evolução da genética, o profissionalismo e o desenvolvimento de nossa atividade. Esse animal é um patrimônio brasileiro, por mostrar ao mundo a sua força como raça especializada na produção leiteira “.
Ranking mundial na produção de leite
Vaca leiteira americana
Em 21 novembro de 1975, Ellen bateu o Record Mundial produzindo 109,5 quilos de leite em três ordenhas, fato acompanhado pelos técnicos de Pardue e publicado oficialmente no Livro do Records – Guinness Book.
Em março de 1984, Ellen morreu aos 15 anos de idade, deixando um legado de milhares de descendentes, valorização da raça Holstein e modificando o conceito de genética da produção de leite nos Estados Unidos. Ellen foi sepultada em túmulo especial em frente ao Celeiro da Fazenda.
Vaca leiteira de Fidel Castro
Ela se chamava ‘Ubre Blanca’, e tinha entrado para o Guinness em 1981, ao produzir 110,9 quilos de leite. Ubre Blanca ficou conhecida como a ‘super vaca’ porque chegou a produzir 24,3 mil litros de leite numa lactação de 305 dias, durante o período de aleitamento, entre o ano de 1981 e 1982.
A ‘super vaca’ como era chamada chegou a bater outros recordes de produção e produtividade.
Ubre Blanca, a extraordinária vaca cubana, bateu também outros recordes de produção e produtividade: produziu 24.268,9 litros de leite (cerca de 55.090 libras em 2,27 libras por litro) em 305 dias, durante o período de aleitamento, de 1981 a 1982 e o Recorde Mundial de 109.5 kg/dia, em três ordenhas que pertencia a Americana Arlinda Allen, 1975.
Na sua dieta diária, balanceada entre volumoso e concentrado, trazido diretamente do Canadá, consumia cerca de 40 kg de forragem, 40 kg de pastoreio induzido, 2 litros de mel e 130 litros de água, num total de cerca de 250 kg, diariamente (Alfredo Bullard, 2017).
Em 1984, quando tinha 17 anos, a “super vaca” morreu de câncer de pele. Várias homenagens oficiais foram prestadas pelo governo oficial de Cuba.
Vaca brasileira Girolando Marília FIV Teatro de Naylo (Mestiça)
O recorde de Marília desbancou o reinado da pecuária leiteira de 39 anos da vaca cubana, propriedade do ex-presidente do país, Fidel Castro.
Oriunda do criatório Naylo Souza (NS), Fazenda Boa Vista, localizado nos municípios de Bananal e Areias/SP, a vaca brasileira Marília FIV Teatro de Naylo, Girolando, filha do touro Teatro da Silvânia e a matriz Apelúcio Eduarda Glaucia Lord Lily, mestiça CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir, de propriedade dos pecuaristas irmãos André e Gustavo Souza, bateu o recorde mundial de 110.9 kg de leite que, desde 1981, 39 anos, pertencia a vaca cubana Ubre Blanca.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
É a primeira vez que uma vaca da América do Sul e do Brasil conquista esse prêmio mundial, inédito, elevando a pecuária brasileira ao patamar das grandes conquistas mundiais.
Sobre o criatório Naylo Souza (NS), trata-se de um dos criatórios mais tradicionais e respeitado do país que, há mais de 70 anos, vem se dedicando à pecuária leiteira e produção de reprodutores e matrizes de alta linhagens mestiças da raça Girolando, hoje reconhecido em todo o Brasil.
Seus produtos animais vivos, sêmen e embriões para inseminação artificial ou transferência, são os mais valiosos e valorizados, no mercado nacional, nos leilões, torneios leiteiros e exposições rurais de alta performance em todo o território nacional.