Vaca Girolando produz 127 kg de leite, novo recorde mundial

A Vaca “socialista” de Fidel Castro perdeu o título de maior produtora de leite do mundo e, agora, o título pertence a vaca da raça Girolando, e é brasileira; Ela bateu o recorde mundial produzindo mais de 127 kg de leite.

A pecuária leiteira é um dos principais setores da economia mundial, se destacando pela geração de emprego e, também, pela produção de um dos alimentos mais importantes para o ser humano, o leite. Dentro desse setor, o chamado torneio leiteiro é sempre esperado pelos apaixonados pelo mundo do leite. E foi justamente em um desses momentos que uma vaca Girolando do Brasil foi consagrada a maior produtora de leite do mundo.

A vaca leiteira recordista foi a vaca Marília FIV Teatro de Naylo. Em 2019, exatamente no dia 03 de agosto, ela bateu o recorde mundial produzindo mais de 127 kg de leite. A marca desbancou o recorde da vaca ‘Ubre Blanca’, que pertencia a Fidel Castro. Sob sua administração, Cuba tornou-se um Estado socialista unipartidário, a indústria e os negócios foram nacionalizados, e reformas socialistas foram implementadas em toda a sociedade. Castro morreu em Havana na noite de 25 de novembro de 2016, aos 90 anos

Sobretudo, o torneio leiteiro é um tipo de competição que tem como objetivo divulgar o potencial produtivo dos animais e apresentar ás pessoas a origem do leite que chega às suas mesas. Além disso, essa modalidade tem crescido bastante e, a cada dia, ganha mais relevância no cenário do agronegócio.

Todo ano temos os grandes torneios leiteiros, onde genéticas são postas à prova, animais mostram porque são considerados os maiores produtores de leite e, quase sempre, alcançam recordes mundiais. Mas a vaca em questão, ganhou o título em Agosto de 2019 e, até agora, não conseguiu uma candidata a sua altura.

Marília produziu 127,6 quilos de leite em 3 ordenhas. Só em março do ano seguinte, em 2020, a vaca girolando foi reconhecida oficialmente pelo Guinness, o livro dos recordes, como a vaca brasileira com a maior produção de leite do mundo em um único dia.

Segundo informações de um dos donos da vaca recordista, Gustavo Souza, aquele foi o primeiro torneio em que ela participou e já saiu com essa grande vitória. Marília nasceu em 16 de março de 2014, no criatório Girolando NS, localizado nos municípios de Bananal e Areias (SP).

A vaca é um animal da raça Girolando, uma grande raça para a produção de leite, se destacando no Brasil. Além disso, muitos dizem que a raça mudou a pecuária leiteira no país, trazendo melhores produtividades para as fazendas de leite. Ela é filha do touro Teatro em vaca Lord Lily, Marília se tornou recordista mundial nesse quesito, e um dos exemplares mais representativos do potencial da raça Girolando.

Referindo-se ao extraordinário resultado alcançado, registrado no Livro de Recordes – Guinness Book, assim se pronunciou o Sr. Luiz Carlos Rodrigues presidente da Associação; ”É uma grande conquista para todos que trabalham com o Girolando. Isso demonstra a evolução da genética, o profissionalismo e o desenvolvimento de nossa atividade. Esse animal é um patrimônio brasileiro, por mostrar ao mundo a sua força como raça especializada na produção leiteira “.

Ranking mundial na produção de leite

Vaca leiteira americana

Em 21 novembro de 1975, Ellen bateu o Record Mundial produzindo 109,5 quilos de leite em três ordenhas, fato acompanhado pelos técnicos de Pardue e publicado oficialmente no Livro do Records – Guinness Book.

Em março de 1984, Ellen morreu aos 15 anos de idade, deixando um legado de milhares de descendentes, valorização da raça Holstein e modificando o conceito de genética da produção de leite nos Estados Unidos. Ellen foi sepultada em túmulo especial em frente ao Celeiro da Fazenda.

Beecher Arlinda Ellen. Foto: Life Magazine

Vaca leiteira de Fidel Castro

Ela se chamava ‘Ubre Blanca’, e tinha entrado para o Guinness em 1981, ao produzir 110,9 quilos de leite. Ubre Blanca ficou conhecida como a ‘super vaca’ porque chegou a produzir 24,3 mil litros de leite numa lactação de 305 dias, durante o período de aleitamento, entre o ano de 1981 e 1982.

A ‘super vaca’ como era chamada chegou a bater outros recordes de produção e produtividade.

Ubre Blanca, a extraordinária vaca cubana, bateu também outros recordes de produção e produtividade: produziu 24.268,9 litros de leite (cerca de 55.090 libras em 2,27 libras por litro) em 305 dias, durante o período de aleitamento, de 1981 a 1982 e o Recorde Mundial de 109.5 kg/dia, em três ordenhas que pertencia a Americana Arlinda Allen, 1975.

Na sua dieta diária, balanceada entre volumoso e concentrado, trazido diretamente do Canadá, consumia cerca de 40 kg de forragem, 40 kg de pastoreio induzido, 2 litros de mel e 130 litros de água, num total de cerca de 250 kg, diariamente (Alfredo Bullard, 2017).

Em 1984, quando tinha 17 anos, a “super vaca” morreu de câncer de pele. Várias homenagens oficiais foram prestadas pelo governo oficial de Cuba. 

Fidel Castro e a vaca ‘Ubre Blanca’. Foto: Reprodução

Vaca brasileira Girolando Marília FIV Teatro de Naylo (Mestiça)

O recorde de Marília desbancou o reinado da pecuária leiteira de 39 anos da vaca cubana, propriedade do ex-presidente do país, Fidel Castro.

Oriunda do criatório Naylo Souza (NS), Fazenda Boa Vista, localizado nos municípios de Bananal e Areias/SP, a vaca brasileira Marília FIV Teatro de Naylo, Girolando, filha do touro Teatro da Silvânia e a matriz Apelúcio Eduarda Glaucia Lord Lily, mestiça CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir, de propriedade dos pecuaristas irmãos André e Gustavo Souza, bateu o recorde mundial de 110.9 kg de leite que, desde 1981, 39 anos, pertencia a vaca cubana Ubre Blanca.

É a primeira vez que uma vaca da América do Sul e do Brasil conquista esse prêmio mundial, inédito, elevando a pecuária brasileira ao patamar das grandes conquistas mundiais.

Sobre o criatório Naylo Souza (NS), trata-se de um dos criatórios mais tradicionais e respeitado do país que, há mais de 70 anos, vem se dedicando à pecuária leiteira e produção de reprodutores e matrizes de alta linhagens mestiças da raça Girolando, hoje reconhecido em todo o Brasil.

Seus produtos animais vivos, sêmen e embriões para inseminação artificial ou transferência, são os mais valiosos e valorizados, no mercado nacional, nos leilões, torneios leiteiros e exposições rurais de alta performance em todo o território nacional.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM