Vaca bate recorde histórico do torneio leiteiro do Agroleite com 107,46 kg/dia

Foi no evento que é reconhecido como a vitrine da cadeia do leite da América Latina, que a vaca Harm Matty Kingboy, bateu recorde histórico do torneio leiteiro do Agroleite com 107,46 kg/dia; Veja

A vaca Harm Matty Kingboy, do produtor Lucas Rabbers, foi a grande campeã do Torneio Leiteiro do Agroleite 2023. O animal apresentou grandes resultados ao longo das 11 etapas e chegou ao final do evento com média de 107,46 kg/dia – batendo o recorde histórico do evento que é reconhecido como a vitrine da cadeia do leite da América Latina. O Agroleite 2023 é um evento organizado pela Cooperativa Castrolanda, realizado anualmente no mês de agosto, em Castro-PR, a Capital Nacional do Leite.

O desempenho superou a vice-campeã da categoria Vaca Adulta em quase 16 kg/dia de média. O segundo lugar ficou com o animal Arkafla W. de Shamrock 1749, dos produtores Armando Carvalho Filho e Flavio Carvalho – atingindo 91,59 kg/dia.

Na categoria Vaca Jovem, a grande campeã foi  Datijuca M Leche Gertie 4022, do proprietário Fernando Sleutjes, com média de 70,42 kg/dia. Na competição por aproximação, a vaca Fer Grietje Yis 759 ficou com o título ao conquistar a média de 59,55 kg/leite, onde a baliza estava fixada em 60 kg – diferença de 0,45.

No Torneio Leiteiro do Agroleite os animais passam por 11 ordenhas ao longo de três dias. São descartadas a maior e menor ordenha para obter a soma total, que é dividida pelo número de dias de ordenha. No caso da categoria de aproximação, a 11ª ordenha obrigatoriamente não pode ser excluída.

Após o anúncio dos vencedores, a Arena Agroleite recebeu o tradicional banho de leite – momento em que os criadores que venceram nas categorias são banhados com parte do leite ordenhado.

Sobre o torneio leiteiro

Sobretudo, o torneio leiteiro é um tipo de competição que tem como objetivo divulgar o potencial produtivo dos animais e apresentar ás pessoas a origem do leite que chega às suas mesas. Além disso, essa modalidade tem crescido bastante e, a cada dia, ganha mais relevância no cenário do agronegócio. Porém, para garantir total bem-estar aos animais, existem algumas regras, que você irá conferir agora.

Antes de mais nada, os animais participantes da competição passam por um preparo especial que, geralmente, envolve algum incremento genético, justamente para que tenham mais facilidade para produzir maiores quantidades de leite. A princípio, o evento evidencia os avanços relacionados ao manejo e produção do gado leiteiro.

Ademais, em alguns casos, é possível, até mesmo, observar a melhora genética conquistada ao longo dos anos em determinada região. Para isso, é criado um momento especial para as vacas, onde elas recebem alimentação e manejo diferenciados para atingir o máximo do seu potencial produtivo de leite.

Animais vencedores

Em 2017, algumas regras da competição foram alteradas, a partir daí, passou a ser determinado que os campeões dos torneios são os animais que conquistam melhor desempenho de maneira geral. Entre os quesitos, são considerados o volume, quantidade de gorduras e proteínas. Contudo, para chegar a este resultado, foi desenvolvida a seguinte fórmula: LCST (Leite Corrigido para Sólidos Totais): (12,3 x gramas de gordura) + (6,56 x gramas de sólidos não gordurosos) – (0,0752 x kg de leite).

Uso de medicamentos oficialmente proibido

No mesmo período de 2017, junto com outras mudanças, ocorreu a proibição do uso de medicamentos para aumentar a capacidade produtiva dos animais.

Fiscalização

Além disso, para que o torneio possa ser realizado é preciso ter acompanhamento e fiscalização de um profissional credenciado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Cuidados com o bem-estar

Entre as principais discussões sobre o torneio, está o bem-estar dos animais participantes. Por conta disso, novas regras foram criadas sobre o alojamento dos animais nos pavilhões. Além disso, foram definidas melhores práticas para realização da ordenha.

Divisão dos animais

Sobretudo, nos torneios leiteiros, os animais são divididos em categorias de acordo com sua idade de sangue. Não é permitida a participação de animais que estejam em fase de produção de colostro. Além disso, para finalizar a inscrição é imprescindível a apresentação do Guia de Trânsito Animal (GTA), junto com a nota fiscal do produtor rural.

Preparo do gado

Para preparar o gado leiteiro para competição é preciso paciência e dedicação. É preciso que os animais recebam uma alimentação focada nos nutrientes fundamentais para a produção de um volume considerável de leite, assim como toda a água que é consumida. Portanto, é necessário que o criador conheça como funcionam os picos de produção leiteira de seus animais para conseguir programa-los para ocorrer nos dias intermediários do concurso, de forma a aumentar suas chances de vencer a competição.

Banho de leite

Ao fim da competição, a tradição pede que o agropecuário responsável pelo animal premiado comemore com um banho de leite.

Parceria e patrocinadores Diamante: O Agroleite 2023 foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Castro. Na cota diamante o Agroleite 2023 recebe a assinatura de Bouwman- Livestock & Agriculture, Grupo Calpar, Cogent Brasil, Confort Sol, Coonagro, Inpasa, MSD Saúde Animal, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Pro Tork, Sicredi, Tetra Pak, Trouw Nutrition e Vence Tudo.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM