A afirmação é do zootecnista Gustavo Trivelin; ele destaca que “o tronco hidráulico otimiza o uso da mão de obra, além de inúmeros outros benefícios”
A intensificação e eficiência na pecuária provém da adoção de novas tecnologias para agilidade nos processos diários nas propriedades, assegurando o bem-estar animal, qualidade e segurança nas atividades de manejo. Os troncos de contenção hidráulicos representam um exemplo dessa revolução dentro das porteiras.
Gustavo Trivelin, zootecnista e coordenador de marketing da Coimma, destaca que “o tronco hidráulico otimiza o uso da mão de obra, aperfeiçoa as práticas do processamento, reduz os riscos para o animal e funcionários, e torna o ambiente de trabalho muito mais agradável”.
É cada vez mais comum a preferência por troncos hidráulicos, levando em consideração que o tronco manual necessita de mais de um operador no tronco e que seu uso onera a operação com mão de obra, causando desgaste nos funcionários por conta do grande esforço físico. Portanto, os equipamentos hidráulicos sobrepõem a demanda, proporcionando um manejo mais rápido e com menor mão de obra, indicadores que são favorecidos pela automatização do tronco.
“Assim, fica muito mais fácil a realização de procedimentos na lida diária da fazenda, como inseminação, brincagem, castração, aplicação de vacinas, marcação a ferro, ultrassom, pesagem e outros acompanhamentos que fazem parte do trabalho na pecuária”, comenta Trivelin.
O Megatron, tronco de contenção hidráulico da Coimma, possui alta tecnologia empregada, desde o sistema hidráulico reforçado até os itens que aprimoram o manejo, como as almofadas da cabine central anatômica, que além de abraçarem o animal por completo contribuem para uma condição de conforto aos mesmos, a pescoceira angular, que favorece a contenção e evita lesões de paleta, e os sensores de portões abertos, que impedem que o animal seja solto, minimizando assim o risco de solturas indesejadas e consequentemente acidentes na área de manejo.
O zootecnista ressalta que, “o uso do tronco hidráulico aumenta a produtividade no curral em 50%, ou seja, se a fazenda processa 600 cabeças por dia, passa a processar 900 animais com a aquisição de um tronco hidráulico” fato evidenciado em pesquisa feita pela equipe de marketing Coimma.
A Coimma é líder no mercado de troncos e balanças, com mais de 70 anos de contribuição para o avanço tecnológico da pecuária com produtos de qualidade e durabilidade. A empresa oferece ao mercado um equipamento hidráulico de primeira linha, mais silencioso, durável e totalmente confiável que agiliza o processamento dos animais em torno de 50%, tornando o ambiente do curral mais silencioso, por exigir menos comunicação entre os operadores, diminuindo o risco de acidentes, por conta da efetividade do tronco e tranquilidade da operação, além de assegurar os indicadores de bem-estar do rebanho.