Uso biodefensivos é determinante nas lavouras

O especialista da Coopercitrus, Luis Felipe Rinaldi, detalha a importância dos biodefensivos na agricultura e os cuidados necessários.

O manejo integrado com o uso de defensivos biológico vem ganhando terreno entre as práticas agrícolas, com objetivo de aumentar a eficiência e rentabilidade nas lavouras em compasso com a sustentabilidade ambiental.

A Embrapa estima que, até 2025, o Brasil passará a ser o segundo maior consumidor mundial de bioinsumos, passando de 3% para 15% de participação no mercado nacional de proteção de plantas. Nos últimos nove anos, este mercado cresceu 404% no país.

O consultor especialista da Coopercitrus, Luis Felipe Rinaldi, comenta que, para alcançar mais eficiência e rentabilidade no controle de pragas de forma sustentável, produtores têm investido cada vez mais no manejo integrado, conciliando o uso dos defensivos químicos e biológicos.

“A necessidade da utilização de defensivos agrícolas com diferentes modos de ação, químicos e biológicos é fundamental para evitar a resistência de fungos e pragas.

Além disso, é crescente a preocupação da sociedade sobre o impacto da agricultura ao meio ambiente e também a valorização de alimentos com selos que garantem que os defensivos sejam usados adequadamente”, ressalta o especialista.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM