Usina usa tecnologia para detectar e prevenir focos de incêndio

As medidas preventivas vêm auxiliando a companhia em suas sete unidades industriais a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores

A chegada do inverno e do tempo seco no Sudeste traz junto um alerta para o meio ambiente: é nessa época que aumenta o risco de incêndios nas áreas rurais, bem como nos canaviais. Sempre atenta a medidas que possam minimizar essa ameaça, a Tereos investe constantemente em ferramentas na luta contra o fogo.

As medidas preventivas vêm auxiliando a companhia em suas sete unidades industriais a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores, possibilitando assim que as equipes de bombeiros, tanto da empresa como pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM), cheguem ao local em tempo hábil.

Tecnologia no espaço e no campo ajudam a Tereos a detectar e prevenir focos de incêndio
Foto: Divulgação

A Tereos também foi pioneira no Brasil no uso de sistema de monitoramento por satélite. Desenvolvido em parceria com a GMG Ambiental, o sistema – internamente chamado de ORION, sigla para Observed Remote Information from Orbital Navigation – foi testado na safra 2017/18 e colocado em operação em 2018/19. Com a adição de um satélite mais moderno em 2018, a velocidade para detecção dos focos de incêndio caiu para apenas seis minutos, o que contribui com a agilidade do trabalho de combate das brigadas, reduzindo a extensão das áreas impactadas.

O sistema de monitoramento adotado pela Tereos, feito por meio de 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais (entre elas a Nasa), faz envios automáticos de alertas das ocorrências de incêndio diretamente à Central de Controle da empresa, o que permite respostas e controles ágeis nas áreas atingidas.

Outra ação implementada nas unidades são os veículos de acesso rápido – camionetes leves equipadas com todo aparato necessário para debelar focos de incêndios iniciais, incluindo kit espuma. São seis veículos desse tipo aliados a 30 caminhões e cerca de 180 brigadistas ajudando no combate.

Além disso, a empresa também desenvolveu um aplicativo para checklist dos aceiros com objetivo de monitorar a limpeza e demais parâmetros desta importante barreira contra a propagação do fogo. Técnicos munidos de tablets ou smartphones visitam todos os meses as áreas de atuação para vistoriar, elaborar relatórios e armazenar dados no app. Esses dados são compilados em um dashboard, possibilitando um processo de gestão mais eficiente.

Tecnologia no espaço e no campo ajudam a Tereos a detectar e prevenir focos de incêndio
Foto: Divulgação

“Cuidar do meio ambiente é prioridade na Tereos. A sustentabilidade faz parte de nosso DNA e está presente em toda nossa cadeia produtiva, do campo à casa de nossos consumidores; por isso que em nossas ações de prevenção e combate aos incêndios, não poderíamos agir de outra forma. Infelizmente, a ocorrência de incêndios aumenta nesta época do ano devido ao tempo seco, mas estamos sempre atentos e aprimorando nossas iniciativas de monitoramento e combate”, afirma Renato Zanetti, Superintendente de Excelência Operacional da Tereos.

O trabalho de monitoramento e combate acontece de maneira integrada, seja entre todas as unidades da Tereos, seja na cooperação com outras usinas da região e órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Cetesb, Defesas Civis e prefeituras. Além disso, a empresa apoia a campanha de prevenção promovida pela Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, que leva informações importantes para a população sobre como evitar focos de incêndios, e realiza uma série de campanhas e ações internas sobre o tema.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM