
Governo dos Estados Unidos ainda deve levar meses para tomar uma decisão sobre pagamentos a agricultores que venham a ser afetados pela política comercial do presidente Donald Trump
O governo dos Estados Unidos ainda deve levar meses para tomar uma decisão sobre pagamentos a agricultores que venham a ser afetados pela política comercial do presidente Donald Trump, disse a secretária de Agricultura, Brooke Rollins.
Trump anunciou uma série de tarifas abrangentes que foram recebidas com preocupação pelo setor agrícola e por consumidores, já que podem afetar as exportações dos EUA e resultar em preços mais altos de alimentos.
Em entrevista à Fox News, Rollins disse que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) deve levar meses para compreender se há retaliação tarifária significativa de outros países que prejudique agricultores dos EUA e que a agência precise mitigar.
Durante a última guerra comercial com a China, “sob o secretário Perdue, foi decidido, eu acho que entre quatro e seis meses depois, que, na verdade, alguns desses agricultores foram prejudicados”, afirmou. “Estamos olhando para isso e estaremos preparados, mas vai levar meses.”
Quanto aos preços de alimentos, Rollins admitiu que as tarifas vão causar alguma incerteza no mercado, mas disse concordar com a visão de Trump de que os preços vão acabar caindo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.