O ODMAP foi desenvolvido para fornecer suporte imediato às operações de leite orgânico certificadas e mantê-las sustentáveis.
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) introduziu em 19 de maio um novo programa de assistência para produtores de leite orgânico para ajudar a mitigar os fatores desafiadores associados ao setor.
O Organic Dairy Marketing Assistance Program (ODMAP), por meio da Farm Service Agency (FSA) do USDA, está disponibilizando US$ 104 milhões para operações de leite orgânico para auxiliar nos custos de marketing projetados em 2023.
“Produtores de leite orgânico enfrentaram aumentos significativos e únicos em seus custos, agravados por aumentos nos custos de alimentação e transporte e pela disponibilidade limitada de grãos orgânicos e forragens”, disse Zach Ducheneaux, administrador da FSA. “Sem assistência, muitas fazendas orgânicas, principalmente as pequenas, interromperão a produção, o que afeta não apenas o abastecimento doméstico e o consumo de leite orgânico, mas também o bem-estar de muitas comunidades rurais em todo o país. Este programa manterá nossos pequenos produtores de leite orgânico em operação enquanto eles continuam enfrentando uma combinação de desafios fora de seu controle”.
A FSA anunciou que os pedidos de ODMAP serão aceitos a partir de 24 de maio, e os produtores qualificados incluem operações de leite orgânico certificadas que produzem leite de vacas, cabras e ovelhas.
Os custos de marketing projetados de um determinado produtor em 2023, disse a FSA, serão baseados em seus custos de 2022, com o ODMAP fornecendo um pagamento único de custos com base nos custos em quilos de leite orgânico comercializado em 2022.
De acordo com o USDA, o ODMAP foi desenvolvido para fornecer suporte imediato às operações de leite orgânico certificadas e mantê-las sustentáveis até que os mercados retornem a condições mais normais.
“Com custos de ração orgânica sem precedentes e pressões inflacionárias nos últimos dois anos, recursos como o ODMAP realmente serão importantes para os planos dos produtores para o restante deste ano”, disse Adam Warthesen, copresidente da Organic Trade Association (OTA) Organic Feedstuffs Relief Task Force e diretor sênior de assuntos governamentais e industriais da Organic Valley.
Britt Lundgren, diretor sênior de sustentabilidade e assuntos governamentais da Stonyfield, disse que se o USDA não tivesse entrado no setor, estaria perdendo produtores de leite orgânico. “Estamos ansiosos para trabalhar com o USDA para cobrir mais os custos reais que os produtorees de leite orgânico estão enfrentando”, disse Lundgren.
Lia Sieler, diretora executiva da Western Organic Dairy Producers Alliance, disse que os recursos “momentâneos” alocados por meio do ODMAP eram necessários. “Os produtores estão lutando para continuar produzindo um produto de qualidade, seguro e nutritivo com os custos atuais de fazer negócios”, disse Sieler. “Agradecemos ao USDA com a ajuda de muitos membros do Congresso por intervir, ouvir nossas vozes e trabalhar diligentemente para obter dinheiro o mais rápido possível para ajudar a aliviar um pouco dessa dor. Nosso trabalho não acabou, mas esta é uma grande vitória para nossa indústria em um momento de tanta incerteza.”
Os produtores de leite orgânico podem se inscrever entrando em contato com a FSA em seus centros de serviço locais do USDA entre 24 de maio e 24 de julho. O processo de inscrição do ODMAP inclui o envio da certificação da produção de leite de 2022 e a documentação da certificação orgânica.
A OTA aplaudiu a ODMAP, com o CEO Tom Chapman dizendo: “A necessidade é real e agora”, para produtores de leite orgânico. Chapman creditou a Força-Tarefa de Alívio ao Comércio de Alimentos da OTA por defender o Congresso e o USDA para superar os desafios enfrentados pelas fazendas orgânicas. “Os produtores familiares são a base do setor de laticínios orgânicos e estamos entusiasmados com o fato de o USDA ter reconhecido a urgência de levar os recursos aos necessitados”, disse Chapman. “Estamos ansiosos para trabalhar em parceria com o USDA para garantir total apoio ao setor de laticínios orgânicos.”
De acordo com a OTA, se todos os produtores de leite orgânico do país se candidatassem ao ODMAP, a organização previa que apenas US$ 30 milhões seriam gastos, portanto, a OTA também pediu ao USDA “que trabalhe com a indústria para liberar mais fundos em tempo hábil para garantir que os valores totais alocados cheguem aos produtores de leite que precisam.”
Fonte: Dairy Processing
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.